Everyday Brownies

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Estes brownies são da diva Nigella. Desde que vi a receita em seu livro, tive vontade de prepará-los porque amei a forma como ela os descreveu: fáceis de preparar e sem ingredientes de outro mundo, mas com um resultado final muito bom - uma receita para se ter sempre na manga.

O tempo passou, as crianças vieram e eu me esqueci do assunto. Até que a persistente lombriga chocolateira do hômi pediu por um agrado. Virei, mexi e reencontrei a receita na minha interminável lista de brownies a testar. Pensei, sem pretensão alguma: "ah, tenho todos os ingredientes em casa, por que não?".

Foi um estouro. Úmidos, densos, doces na medida e profundamente chocolatudos, esses brownies chegaram ao 2º lugar nas preferências do hômi. Como eu continuo de dieta (GAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHH), não pude prová-los, então, conto com vocês pra me dizerem se o hômi tem razão ou não ;-)

Everyday brownies

Ingredientes:

¾ xícara de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado (uso cacau 100% extra brute da Cacao Barry, por isso fica tão escuro)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 ¾ xícaras de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 barra de chocolate ao leite com 170 g, picada em pedacinhos pequenos (ou use 1 xícara de gotas de chocolate ao leite)
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional - não usei)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190°C. Unte levemente com manteiga uma forma de 32,5x22,5cm. Forre com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, e unte-o também*.

Em uma tigela média, misture o cacau, a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo brando. Junte o açúcar e, ainda em fogo baixo, misture com uma colher de pau para unir os ingredientes. Junte a mistura de farinha à panela e mexa para incorporar tudo (a mistura vai ficar com cara de areia úmida, não muito uniforme. Calma, que é normal). Retire a panela do fogo e deixe esfriar um bocadinho.

Em uma tigelinha, bata ligeiramente os ovos e a baunilha com um garfo. Despeje a mistura na panela e mexa bem (força, amigue - vai ser preciso algum esforço para não deixar pelotas na massa).

Quando a massa estiver homogênea, junte o chocolate picado, mexa e rapidamente despeje na forma preparada, espalhando com o auxílio de uma espátula. Asse por 20-25 minutos ou até que o brownie pareça firme, escuro e seco na superfície, mas ainda esteja molinho por dentro – um palito inserido no centro do brownie deve sair com um pouquinho de massa líquida.

Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de cortar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Os brownies podem ser preparados até 3 dias antes de servir e duram um total de 5 dias se guardados em um recipiente hermético.

Observações finais:

* Não usei a forma solicitada na receita. Em vez disso, usei assadeiras descartáveis de alumínio - uma com capacidade para 1,5 L e outra pequena, para  500 mL. Não untei nada.

* Gente, não sei bem porque, mas os pedaços de chocolate foram para o fundo da assadeira.

4 comentários:

Cristina U.B. disse...

Oi Letícia!
Fala, sério! Que receita é essa?
TÔ aqui quase mordendo o PC!!!KKK
Beijinhos e uma linda semana pra você,
Cris

Patricia Scarpin disse...

Já fiz esses danadinhos, são muito gostosos! Receita da Nigella não tem erro, né?
Ficaram lindos os teus, Lê! xx

Lylia Diógenes disse...

Oi Letrícia,
Eu já fiz vários brownies, mas ainda não achei " o brownie". Esse parece que tem tudo para ser aquele que tanto procuro.Vou fazer e lhe conto.
Bj,
Lylia

Valentina disse...

Le, reveste os pedacinhos de chocolate no cacau em po na próxima vez. assim eles se grudarão a massa e não afundarão.

Printfriendly