No-knead bread de azeitonas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Eu nem ia postar essa receita, até porque é uma adaptação de outra que eu já publiquei aqui. Mas, como ela tem feito um sucesso enorme aqui em casa (faço toda semana, há um mês), resolvi mostrá-la a vocês.

Voltei a valorizar os pães confeccionados com esse método depois de me tornar mãe de gêmeos. Apesar de exigir um tempo de espera grande, é ótimo porque exige muito pouco tempo de mão na massa (literalmente). Tenho preparado a massa antes de sair de casa para o trabalho, enquanto as crianças trocam a fralda e escovam os dentes com o pai.

À noite, enquanto jantamos, preaqueço o forno e a panela. Até a última mamadeira da noite, o pão já está assado, esfriando sobre a grade.

No-knead bread de azeitonas
Receita adaptada daqui

Ingredientes: 

3 xícaras de farinha de trigo comum
1 3/4 colheres (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 1/2 xícaras de água
1 colher (sopa) de mel
125 g de azeitonas sem caroço, escorridas e picadinhas

 Modo de preparo: 

 Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Adicione as azeitonas, misturando bem com uma espátula de silicone para distribui-las de maneira uniforme. Reserve.

Em outra tigelinha, misture a água e o mel. Feito isso, despeje esse líquido sobre os ingredientes secos. Com a espátula, misture até obter uma massa grudenta. Cubra a tigela com um filme plástico e coloque-a em local protegido e sossegado por 12 a 18 horas (eu deixo por 12 a 14 horas).

Passado esse período, remova a massa de dentro da tigela e acomode-a sobre um pano de prato limpíssimo, ricamente enfarinhado (pode usar farinha de trigo, fubá, farinha de aveia, o que tiver vontade). Modele-o em forma de bola, cubra com o filme plástico que usou para tampar a tigela e vá cuidar de ligar o forno a 230ºC.

Quando o forno estiver quente (uns 20 minutos depois), coloque lá dentro uma caçarola de ferro esmaltada com tampa e tudo (se o puxador da tampa não for resistente a calor, remova-o antes). Após 30 minutos, retire a panela do forno com muito cuidado, destampe e, com o auxílio do pano de prato, acomode a massa dentro da caçarola. Tampe e leve ao forno por 30 minutos. Passado esse período, remova a tampa e deixe por mais 15 minutos.

Remova cuidadosamente a caçarola do forno e retire o pão de dentro dela. Deixe-o esfriar sobre uma grade.

3 comentários:

Cristina disse...

Ficou maravilhoso, me atiçou a fazê-los novamente!
Boa semana!

Renata Boechat disse...

Soberbo!
Tem que ser mesmo repetido mil vezes,
Salvei a receita, não vou perder!

Valentina disse...

Le, adorei como voce colocou aqui a tua rotina e como o preparo do pao se encaixa. Ao ver azeitonas no titulo ja achei bacana. vou passar para a minha cunhada também.bjs

Printfriendly