Pão de queijo Ana Maria

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mais uma vez, estou revisitando receitas que fiz no começo da vida deste blog.

Esta é mais uma receita de pães de queijo que levam batata na massa - é incrível como batatas dão bom resultado. Estes ficam com casquinha crocante e interior macio e elástico, como o bom pão de queijo deve ser. Como não tinha queijo meia-cura em casa, usei uma mistura de muçarela e parmesão ralados. Ficou bom, mas senti falta daquele sabor mais autêntico.

A receita veio do blog da querida Laurinha, de quem lembro sempre com saudade. Seu "Pitadinhas" infelizmente não é mais atualizado há anos. Mas as receitas simples e saborosas continuam no ar, para quem quiser conhecê-las.

Beijo, Laurinha!

  Pães de queijo Ana Maria
Receita adaptada daqui 

Ingredientes: 

1 kg de polvilho doce (como meu polvilho doce estava acabando, usei 2/3 da quantidade pedida de polvilho doce e o restante, de polvilho azedo)
1 kg batatas cozidas e passadas pelo espremedor
200 g de margarina (não tinha margarina em casa, usei manteiga)
1 xícara (chá) de leite
300 g de queijo meia cura, ralado (usei muçarela e parmesão ralados - fica bom, mas não é a mesma coisa) 5 ovos
Sal, se necessário (vai depender do queijo que você usar)

Modo de preparo: 

Coloque o polvilho numa tigela grande e resistente a calor.

Numa panela, leve o leite e a margarina ao fogo. Quando levantar fervura, despeje essa mistura sobre o polvilho, mexendo bem até ficar com textura de farofa empelotada (este processo é o famoso escaldamento do polvilho). Junte os demais ingredientes e misture bem. Prove um tiquinho da massa e adicione sal, se for necessário.

Amasse bem com as mãos, até ficar bem homogêneo. Com o auxílio de uma colher medidora (ou de uma cookie scoop, como eu fiz), retire porções da massa e forme bolinhas com elas.

Como a receita é bem grande, a Laurinha sugere assar apenas o que se vai consumir de imediato e congelar o restante. Para isto, acomode as bolinhas de massa crua sobre uma assadeira (nem precisa se preocupar em deixar muito espaço entre elas, já que elas não vão crescer ou se espalhar). Leve ao freezer por pelo menos 2 horas, descoberto mesmo. Passado esse período, acomode as bolinhas em um saco próprio para congelamento, extraia o ar, etiquete, e deixe congelado por até 3 meses.

Para preparar os pães de queijo (congelados ou não), acomode-os em uma assadeira sem untar e leve ao forno a 180ºC até começar a corar, cerca de 30 minutos.

Um comentário:

Valentina disse...

Vc sabe que ainda tenho o link do blog dela. A Laurainha não so trazia receitas fantásticas mas era uma pessoa de muito doçura. Receita de pão de queijo eh show. amo.

Printfriendly