Cookies integrais de aveia e gotas de chocolate

sábado, 12 de julho de 2014

Já contei aqui como meus filhos são sortudos de terem professoras tão queridas. Com o fim do semestre letivo, quis fazer um novo agrado para elas. Desta vez, preparei cookies mais saudáveis, com farinha de trigo integral, aveia e gotas de chocolate com 70% de cacau.

Cookies integrais de aveia e gotas de chocolate

Ficaram deliciosos! Macios e com bordas levemente crocantes, doces na medida e sem a densidade e o sabor que eu normalmente esperaria de um cookie de farinha integral. Para vocês terem uma ideia, caíram no gosto do hômi, que se chateou profundamente por eu ter feito uma receita tão pequena.

Cookies integrais de aveia e gotas de chocolate
Receita minimamente adaptada de um blog de que eu tenho gostado muito, muito!

Ingredientes:

1 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo escuro (usei claro)
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga amolecida à temperatura ambiente
1 ovo
1 1/2 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de leite (usei desnatado)
1 xícara de aveia em flocos grandes (usei flocos médios)
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo (usei um com 70% de cacau)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC.

Em uma tigela média, misture a farinha, o bicarbonato e o sal, com o auxílio de um fouet. Reserve.

Com a batedeira, bata os açúcares e a manteiga por cerca de 2 minutos, até obter uma mistura cremosa. Acrescente o ovo, o extrato de baunilha e o leite e bata até ficar homogêneo.

Adicione gradualmente os ingredientes secos à mistura da batedeira, batendo em velocidade baixa até incorporar a farinha (cuidado para não bater demais).

Desligue a batedeira e misture à mão as gotas de chocolate e a aveia.

Forme bolinhas de massa usando uma colher medidora com capacidade para 1 colher de sopa (eu usei minha cookie scoop). Disponha as bolinhas em assadeiras forradas com papel manteiga ou Silpat, cuidando para que fiquem distantes 5 cm umas das outras.

Asse os cookies por 11-12 minutos ou até que eles fiquem levemente dourados em torno das bordas. Deixe que eles esfriem na assadeira por alguns minutos para que firmem. Em seguida, transfira-os para uma grade de resfriamento. Eu obtive 32 cookies.

9 comentários:

Unknown disse...

Fiz essa receita hoje e ficou DIVINO!
Realmente não parace que é integral.
Fica uma delícia...igualzinho aqueles cookies gordinhos.
Obrigada por dividir essa delícia.

Renata disse...

Receita leve, realmente muito boa. Substitui o açúcar por mel e coloquei amêndoas também!

Babi Morena disse...

Obrigada por compartilhar... Vou fazer ao inves de comprar is industrializados

Karollyne Fernanda disse...

Será que posso substituir a margarinanpelo óleo de canola?

Letrícia disse...

Você fala da manteiga, Karollyne? Infelizmente não (pelo menos, não sem alteração substancial de textura).

Abraços!

Larissa Correa disse...

Oi Lê! Eu sei que já faz 3 anos de post, mas se vc puder me mandar um e-mail dizendo onde comprou o cookie scoop, eu ficaria muito feliz.
larissa_zuhki@hotmail.com
Obrigada!!!

Unknown disse...

Ei, tudo joia?! Me chamo Marina
Gostaria de saber como vc indica que eu reserve a massa se qyiser utilizar num outro dia (se for possível)

Letrícia disse...

Oi, Marina! Não cheguei a congelar a massa crua desses cookies, mas provavelmente dá certo. Transcrevo o método que descrevi nos cookies de chocolate e aveia da Bibi (pode digitar assim na busca do blog):

"Para congelar os cookies ainda crus: Forre com papel manteiga uma assadeira pequena. Boleie a massa do tamanho que preferir (fiz bolotas com 4 cm de diâmetro porque sou exagerada, mas 2 cm de diâmetro é uma ótima medida). Com a palma da mão, achate ligeiramente as bolotas e acomode-as na assadeira, deixando um pouquinho de espaço entre elas. Leve a assadeira descoberta ao freezer por, pelo menos, 2 horas ou até que as bolotas estejam congeladas.

Retire a assadeira do freezer, remova com cuidado as bolotas do papel manteiga e acomode em um saco próprio para congelamento. Mantenha no freezer por até uns 2 meses. Não é preciso descongelar a massa antes de assar, basta acrescentar um tempinho a mais de forno."

Beijos!

Joselia Nascimento disse...

Já fiz essa receita "trocentas" vezes!!! Amooo!
Minhas adaptações:
- coloquei metade da quantidade de açúcar (só coloco o mascavo)
- da quantidade de manteiga, metade eu coloco óleo de coco!!!
- Bato tudo a mão..rs Então quem não tiver batedeira...poderá fazer tranquilamente.

Josélia Nascimento

Printfriendly