Geleia de goiaba caseira

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Antes de ter filhos, eu nem imaginava porque as pessoas compravam freezers. Achava um exagero: quem precisa congelar tanta comida assim? Bem, agora que sou mãe de dois pimpolhos de 1 ano e 5 meses, já estou em condição de responder a esta questão: Eu preciso! MUITO!

Minha geladeira é uma daquelas que tem freezer na parte de baixo, refrigerador na parte de cima. Ela é bem grande - um assombro para os meus antigos padrões - mas, hoje, vira e mexe, o freezer lota. E tome abrir espaço inventando moda com as comidas congeladas.

Algo que sempre temos congelado é polpa de fruta. Às vezes, esbarramos em frutas que estão em plena safra, baratas e saborosas, e fazemos uma compra maior. Daí descascamos, picamos (ou processamos) e guardamos para consumir em outras oportunidades. Sempre há manga, maracujá e goiaba no meu freezer. E como usá-los? Congelados, eles viram sucos refrescantes ou smoothies. Descongelados, viram purê, para comer puro ou misturado com iogurte natural; e são as estrelas principais de diversas sobremesas.

Da última vez que precisei dar uma limpa no freezer, encontrei vários potinhos com polpa de goiaba processada, congelada. Deixei descongelar, passei por uma peneira para descartar as sementes e decidi: vou fazer geleia cremosa de goiaba. - "E você sabe fazer, Letrícia?" - Craro que não, amigue. Mas mamãe (geleieira de mão cheia) e o Google estão aí para ajudar.

Fucei vááárias fontes por aí em busca de uma receita que não fosse excessivamente doce e que tivesse a consistência que eu queria. Acabei chegando não a uma receita, mas a uma proporção, que vi se repetir muitas vezes: 4:1, ou 4 partes de goiaba para 1 parte de açúcar (peso em gramas). Assim, se você vai usar 1 kg de polpa de goiaba, deve adicionar 250 g de açúcar. Se quiser, acrescente suco de limão espremido - ressalta a cor e o sabor da goiaba. Para isto, também há proporção: 1 banda de limão pra cada 500g de polpa de goiaba.

Foi bastante simples preparar (basta ter tempo e braço) e o resultado foi muito compensador. A geleia ficou uma delícia, super cremosa, boa para rechear e cobrir bolos e pães doces, espalhar na torrada, parear com queijo branco. A cor ficou um tanto pálida, mas mamãe explicou que é por causa da quantidade de açúcar que eu usei. Para ter aquela cor vermelhona da goiabada, a geleia precisa levar açúcar na proporção de 1:1, que eu acho um exagero.

E aí, bora geleiar?

  Geleia de goiaba caseira
Receita adaptada de diversas fontes

Ingredientes (para 1 pote e meio de geleia):

600 g de purê de goiaba*
150 g de açúcar
Suco de 1/2 limão

Modo de preparo: 

Numa panela de fundo grosso, leve ao fogo baixo o purê de goiabas, o suco de limão e o açúcar, mexendo sempre por 45 minutos. Sim, é muito tempo mexendo. E sim, não dá para parar de mexer, senão a geleia gruda no fundo.

Como saber se a geleia deu ponto? Minha mãe me ensinou dois testes: você pode pingar um pouquinho de geleia num pires (gelado ou não) e inclinar - se a geleia não escorrer, está no ponto. Outra possibilidade é pingar a geleia em um pires e, por cima, deitar um tiquinho de água. Ela estará no ponto se não se dissolver em contato com a água.

Distribua a geleia em vidros esterilizados (quer aprender a esterilizar os vidros? A Akemi ensinou aqui). Deve durar até uns 3 meses em local fresco e protegido da luz. Depois de abrir, mantenha na geladeira.

Geleia de goiaba caseira

Como fazer o purê de goiaba:

Em casa, fazemos assim: com uma faquinha, removemos a base e o topo das goiabas. Depois, descascamos as frutas com um descascador de batatas. Em seguida, cortamos em pedaços e passamos pelo processador de alimentos até obter um purê grosso. Por fim, passamos o purê por uma peneira para eliminar as sementes.

3 comentários:

Valentina disse...

Le, amo goiabas. Ontem mesmo estava em um evento e vendiam goiabas.das vermelhas grafas a Deus. As brancas para mim são uma falha da natureza. :) Amei esta geleia. Infelizmente não tenho polpa de goiaba em casa. Vou passar para a minha cunhada também pois minha sobrinha ama goiaba e sei que mamãe sempre compra muito para ela. e acho que vou passar para a mamãe por telefone. assim ela pode fazer.

Tania Pires Malavazi disse...

Tenho um pé de goiaba vermelha em casa, vou experimentar.

Jessics ApRe disse...

Ganhei muitas goiabas ontem e vou fazer essa geleia , mas farei coma casca , adoro e acho um desperdício jogar as cascas dos alimentos fora rs depois volto pra contar como ficou ;)

Printfriendly