Salaminho de chocolate

domingo, 6 de julho de 2014

Todo santo dia, o hômi coroa suas refeições com um docinho - em geral, de chocolate. Para variar um pouco os brownies, pensei em preparar palha italiana. Mas fiquei com uma preguiça danada só de pensar em cortar aqueles cubinhos preguentos. E rolá-los no açúcar, emporcalhando toda a bancada... afff.

Lembrei então de uma receita antiga que havia visto no Chocolatria - o salaminho de chocolate, que se assemelha à palha italiana. Eu a mantive na memória por conta de um 'causo' que a Simone contou - a do cliente que chamou o doce de linguicinha e a fez soltar uma gargalhada incontrolável.

A receita é simples de preparar e fica muito gostosa. Melhor que palha italiana, até, segundo o hômi. Duvida? Teste em casa e veja se ele tem razão.

Salaminho de chocolate
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
1 xícara de chocolate em pó
400 g de biscoito maizena picado (usei 2 pacotes de biscoito maizena de 130 g, cada, e 1 de biscoitos amanteigados de aveia e mel de 110 g)
1 xícara de castanha-do-pará (usei castanha-de-caju e aumentei um pouquinho a quantidade)
1/4 de xícara de uvas-passas cobertas de conhaque (omiti, as passas não são unanimidade em casa)

Modo de preparo:

Primeiro ponto importante: a tigela onde você vai preparar a receita. Escolha uma própria para micro-ondas grande E FUNDA. Quando você coloca a mistura na tigela, nem imagina quanto vai subir - eu precisei interromper o preparo algumas vezes porque a minha tigela não era funda o suficiente e o 'trem' queria transbordar. Isto certamente influenciou a consistência do doce, que não ficou firme o suficiente para ser conservado fora da geladeira.

Dito isso, vamos à receita. No recipiente grande e fundo, misture o leite condensado e o chocolate em pó até ficar uniforme. Leve ao microondas por 4 minutos (Potência Alta). Retire do forno com cuidado e misture com o auxílio de uma espátula de silicone.

Devolva a mistura ao micro-ondas por mais 2 minutos e meio. Retire e adicione os biscoitos picados e as castanhas (e as passas, se usar). Misture muito bem.

Chegamos ao segundo ponto importante: onde espalhar a massa. Eu recomendo que você use um sacão tipo ziploc, próprio para congelamento de alimentos, aberto no fundo e nas laterais. A mistura é pesada e um pouco desajeitada de lidar, por isso é muito importante que a superfície onde você a espalha seja firme e maleável. A superfície de trabalho que você vai precisar é de, no mínimo, 30 X 40 cm.

Voltemos. Abra a folha plástica e distribua a mistura no centro da folha e ao longo de seu comprimento o mais uniformemente possível. Como se fosse um rocambole, embrulhe a mistura na folha plástica e vá moldando com as mãos no formato desejado. A minha mistura ficou um pouco mole e muito volumosa para a folha plástica que usei, por isso, tive um certo trabalho. Precisei fechar o plástico com fita adesiva, ao longo do comprimento. As pontas, torci (como se faz com o papel de bala ou de bombom) e prendi com um arame de fechar sacos plásticos.

Leve ao freezer por no mínimo 4 horas (de hora em hora, dê uma reforçada no formato com as mãos). Ao servir, desembrulhe o salaminho, polvilhe cacau em pó ou chocolate em pó e corte fatias com uma faca grande e lisa.

Aqui em casa, o hômi preferiu manter o salaminho envolto no plástico para conservá-lo melhor e para que ele resistisse bem a muitas idas e vindas da geladeira. Se você também pretende comê-lo sem companhia e ao longo de vários dias, essa é uma boa dica. Para se servir, corte as fatias com plástico e tudo, com uma faca de serrinha. Remover o plástico é moleza - puxe pela ponta e ele sai, quase sem vestígios de doce.

Um comentário:

Andrea Bitencourt disse...

Taí uma receita que nunca tentei fazer!! Mas você tem razão...a palha italiana deixa rastros de açúcar pela cozinha inteira...rsrsrs Beijos!!! =)

Printfriendly