Especial "tem legume no meu bolo!"

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Como vocês devem ter notado (ou não), este blog anda meio devagar porque a vida aqui fora está muuuuito corrida. Tenho cozinhado regularmente, testado várias receitas, mas não tem dado tempo de preparar posts novos :-/

Mas quem não tem pão come brioches, e quem não tem post novo faz coletânea! E a de hoje é sobre bolos que têm legumes entre seus ingredientes.

Aqui no Brasil, não tem quem não conheça o bolo de cenoura - aquele que a gente prepara no liquidificador e cobre com cobertura de chocolate assim que sai do forno. Mas outros legumes passeiam contentes pelo mundo dos bolos! Já estão com as sacolinhas de feira no braço? Então, #vemgentchy!

1. Bolo de chocolate e abobrinhas - Detratores da abobrinha, acalmem-se: este não é um bolo 'abobrinhento'. Ela entra na receita apenas para deixar o bolo úmido. Observadores mais atentos talvez identifiquem um ou outro pontinho verde - isto, se conseguirem conter seu apetite.

Bolo de chocolate surpresa

***************

2. Bolo de chocolate e beterraba - Receita fina, benhê - criação de Nigel Slater com execução de David Lebovitz. Sublime é a palavra que me ocorre. Possivelmente um dos melhores bolos que eu já comi na vida.

Bolo de chocolate e beterraba

***************

3. Bolo de abóbora da Sara - Preparei este bolo quando estava no auge da dieta e, por isso, não cheguei a prová-lo. Mas foi comido com tamanha voracidade por meus caléugas que, com certeza, deve ser incrível.

Pumpkin bread inteiro

***************

4. Bolo integral de cenoura, coco e amêndoas

É engraçado como o paladar da gente muda ao longo do tempo. Confesso que jamais pensaria neste bolo como primeira opção para acompanhar um café da primeira vez em que o preparei. Hoje em dia, só de reler a lista de ingredientes, já começo a suspirar.

Bolo integral de cenoura, coco e amêndoas

***************

5. Bolo de cenoura tradicional - Ah, não dá para não ter! Hoje em dia faço essa receita um pouquinho diferente: uso um ovo a menos e uma cenoura a mais. E, como ainda não encontrei a cobertura de chocolate quebradiça que eu amava quando criança, tenho me virado com ganache, brigadeiro mole ou Nutella.

Bolo de cenoura

***************

Não é bolo, mas merece estar aqui*

*Esta parte do post foi editada porque, como bem comentou a Natália (obrigada, Natália! :-D), feijão é legume, sim. Desculpem pela mancada!

No início deste ano, testei duas receitas de brownies com ingredientes pra lá de estranhos, mas que ficaram deliciosas. Vale a pena deixar o receio de lado e dar uma chance a essas delicinhas.

1. Triple chocolate brownies com feijão preto - Duvido que alguém descubra que há feijões nele. E duvido mais ainda que alguém consiga resistir a um segundo pedaço. Excelentes.

Triple chocolate brownies

***************

2. Brownies com abacate - Ok, abacate não é legume, mas não é todo dia que entra em receita de brownie, né. E não torça o nariz antes de provar essas gostosuras - têm textura leve, quase de mousse, e são suuuuper chocolatudos. Use um chocolate sem traços de leite e pronto, você já tem tudo que precisa para ganhar o coração dos intolerantes a glúten e lactose.

Avocado brownies

5 comentários:

lili disse...

Olá!Se você ainda está procurando a cobertura quebradiça de chocolate, a Rita Lobo ensinou no programa Cozinha Prática do GNT.

Bang Kao ♪ ~ disse...

OMG! Quanta coisa saborosa! *___________* Achei seu blog numa recomendação em outro blog e fico triste por não ter descoberto antes. Aqui tem receitas maravilhosas! Com certeza tentarei fazer em casa. *-*
Beijos!

Yara disse...

Hum, deu vontade de fazer todos, hahaha.

Não é de legume, mas ficou MUITO gostoso, é o bolo de agrião!! Peguei a receita no blog Manual da Familia Moderna. Fica bem verdinho, mas não lembra o gosto da verdura.

Graziela disse...

Fiz o de abobrinha e amei!!!!

Natália disse...

Delícias!! Deu uma vontade de fazer esse bolo com beterraba.

** Só lembrando que Feijão é legume sim. ;)

Printfriendly