Geleia* de framboesa caseira

domingo, 10 de agosto de 2014

Esta é a minha terceira geleia* em pouco mais de um mês. Fazer geleia* tem algo de mágico e viciante. Fruta e açúcar, tão diferentes entre si, se combinam perfeitamente no calor do fogão. As cores, os aromas, os sabores, tudo se intensifica. E, de repente, a gente se vê diante de algo novo e delicioso.

Framboesas são as minhas berries preferidas - o perfume, a acidez na medida certa, a cor vibrante, não tem como não amar. O problema é que elas, frescas, são absurdamente caras. Fica bem mais em conta comprá-las congeladas. Foi o que eu fiz há um tempinho atrás, quando as encontrei em um supermercado.

Acho que já contei para vocês, mas sou uma criatura besta que faz cerimônia com tudo - até com ingredientes diferentes ou equipamentos novos de cozinha. Fico pesquisando, lendo, até encontrar a forma ideal de estreá-los. Por conta disso, foi preciso ter o freezer lotado mais uma vez para decidir dar um fim às lindas framboesas congeladas.

Como tinha feito geleia de maracujá pouco tempo antes, fiquei com vontade de fazer uma nova geleia. Escolhi uma receita bem simples, em que o sabor das framboesas tivesse o destaque que merece.

Gente, dá um orgulho ver a geleia* pronta! É tão, tão linda, tão, tão cheirosa, tão, tão gostosa...

Geleia de framboesa
Receita livremente adaptada daqui 

Ingredientes:

400 g de framboesas congeladas
280 g de açúcar
Suco de um limão pequeno

Modo de preparo:

Acomode as framboesas congeladas em uma panela de fundo grosso e despeje por cima o açúcar. Misture delicadamente e deixe descansar por 1 hora para macerar as frutas.

Passada essa etapa, leve a panela ao fogo médio. Mexa um pouco para que as frutas a liberem seu suco e o açúcar se dissolva. Diminua a temperatura, se necessário, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione então o suco de limão e misture bem.

Neste ponto, a geleia* já deve estar começando a tomar forma. É hora de colocar esse bracinho pra trabalhar e mexer de forma suave e constante até que ela alcance a consistência desejada (faça o teste pingando um pouquinho de geleia num pires - se a geleia escorrer lentamente, está no ponto*).

Acomode a geleia* ainda quente em frascos com tampa, esterilizados. Deixe esfriar e conserve em geladeira. Ou siga o passo a passo ensinado pela Akemi para poder manter sua geleia fora da geladeira enquanto ela estiver fechada.

Observações finais:

* O ponto da geleia* de framboesa é diferente do da geleia de maracujá ou de goiaba - é desejável que ela não fique tão firme, pois ganha bastante consistência ao esfriar. De qualquer forma, não se aflija se a sua geleia ficou mais espessa. Você pode colocar em um potinho a porção que vai consumir e aquecer no micro-ondas ou em banho-maria. Se preferir, pode pingar um pouquinho de água quente e misturar bem, que também dá certo.

* A leitora Virgínia Rosa comentou aqui, com muita propriedade, que o que eu fiz não é geleia, mas compota. É isso mesmo: geleias são feitas com suco de fruta e açúcar e têm a aparência de um gel translúcido. Já as compotas são de frutas cozidas inteiras ou em pedaços com algum líquido e açúcar. O resultado final é mais parecido com um purê de frutas. A explicação detalhada está disponível aqui. Como há quem já tenha salvo esta receita como geleia, preferi não mudar o nome dela, apenas acrescentar asteriscos ao longo do post e essa explicação, no final. Mas é COMPOTA de framboesa, hein?

3 comentários:

Virgínia Rosa disse...

desculpe mas esta receita é de compota não de geleia! são coisas diferentes!!!

Letrícia disse...

Obrigada pelo esclarecimento, Virgínia Rosa! Eu realmente não sabia das diferenças entre os produtos, sempre achei que tudo aquilo que é doce, de frutas e que dá para passar no pão fosse geleia (affff). Já atualizei o post!

Abraços!

Debora Duarte Di Toro disse...

Fazendo pela segunda vez!!!!!!
Tenho um pé de framboesa em casa, e é impossível comer tudo. rs
Congelei quase 3kgs, e agora da-lhe compota!!
Com torrada, sorvete, panqueca...
Hum!!!!
DELICIOSA

Printfriendly