Bolo de banana com farinha de rosca

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Sou uma pessoa que gosta de bolo de banana. Só não sabia que gostava tanto: fiz as contas e descobri que há 11 receitas diferentes de bolo de banana no blog (uma delas com 4 versões diferentes), mais 6 bolinhos e muffins. Ainda assim, eu sentia que faltava um passo importante na minha formação bananabolística: o bolo de banana com farinha de rosca. Mas estava disposta a deixar quieto, até que...

Em casa, as crianças não costumam rejeitar bolo de banana, embora não seja o seu preferido. Mas, reza a lenda, na creche, elas comem até cair pra trás, não deixam sobrar um farelinho. Como assim, Bial? #maeloucaenciumadadetectada

Fui atrás de saber o que o bolo de banana da creche tinha de tão especial. A resposta: "ah, é um bolo normal, com farinha de rosca". Pronto, surgiu a motivação que faltava.

Pesquisei pelas internets uma boa receita de bolo de banana com farinha de rosca e deparei com a da caprichosa Marly, boleira de mão cheia (visitem o blog dela pra ver como eu não estou exagerando). Aproveitei uma raríssima tarde livre e preparei.

Finalmente entendi qual é o barato do bolo, gente. Ele é muito simples, sem cobertura ou recheio - mas é tão macio e úmido... as bananas têm o destaque que merecem. E o que é o cheiro dele assando, minha gente. Como gosto muito de passas no bolo de banana, eu as acrescentei, mas não precisa: ele é muito bom sem elas também.

Já entrou para a lista de receitas preferidas da galerinha de casa. Prove aí, que ele certamente vai entrar para a sua, também.

Bolo de banana com farinha de roscaReceita minimamente adaptada daqui

Ingredientes:

4 bananas bem maduras (uso prata)
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1/2 xícara (chá) de óleo de cozinha (uso canola)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Especiarias - 1 colher (chá) de canela em pó (ou mais, a gosto) + 1/2 colher (chá) de cravo em pó + 1/2 colher (chá) rasa de noz-moscada moída (uso 1 colher de chá do mix de especiarias para pão de mel da Bombay, que tem tudo isso + erva-doce)
Opcional - 1/2 xícara de passas sem sementes (eu e as crianças gostamos muito de passas)

Modo de preparo:

Ligue o forno à temperatura de 180ºC. Unte e enfarinhe (com farinha de rosca) uma forma redonda, de buraco no centro, com 20 cm de diâmetro (nas observações finais, eu explico porque meu bolo virou um monte de bolinhos - 18, para ser mais precisa).

Descasque e amasse as bananas num prato, com um garfo, e reserve-as.  Bata os ovos com o açúcar e o óleo (esta operação pode ser feita à mão, numa tigela, usando um fouet; na batedeira; ou no liquidificador).

Junte os demais ingredientes, misture bem e ponha a massa na forma preparada. Leve a forma ao forno por uns 25/30 minutos (ou até que o bolo passe no teste do palito).

Observações finais:

Como eu evito comer bolo com frequência (quem te viu, quem te vê, dona Letrícia) e as crianças costumam enjoar de um sabor se o comem seguidamente, gosto de assar os bolos de casa em forminhas de muffin revestidas com formas de papel. Assim que eles esfriam totalmente, acondiciono em caixas de congelamento e levo ao freezer.

Assim, não preciso untar nada e tenho pequenas porções de bolo fresquinho para o lanche deles - basta tirar do freezer pela manhã, antes de ir para o trabalho, e deixar na geladeira. À tarde, os bolinhos estão prontos para consumo (deixo 15 minutos em temperatura ambiente só para eles ficarem mais fofinhos ainda).

2 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Eu adoro!!! Por mim pode continuar publicando mais mil receitas diferentes!! Kkkkk Beijos e boa semana pra você! =)

Teresa Newman disse...

Esse bolo é muito bom,muito bom mesmo

Printfriendly