Bolo de mel com maçãs carameladas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bolo de mel com maçãs carameladas

Bom diaaaaaa! Depois de quase 20 dias de ausência, cá estou eu de novo tirando a poeira das cadeiras e coando um café para receber você! Está notando o bronzeado? Não? Pra falar a verdade, nem eu noto direito, mas o fato é que eu sumi daqui porque viajei de férias com as crianças - fomos à praia. Eles adoraram!

Em meu retorno, deixo aqui um bolo sensacional tia Martha - na verdade, uma adaptação dele. Preparei-o em homenagem a amigos judeus muito queridos, que nesta quinta comemoraram o início do ano de 5775 (Rosh Hashaná). Na tradição judaica, come-se maçã com mel nessa ocasião para que o ano novo seja doce.

A receita original pedia peras anjou vermelhas e forma redonda de fundo removível com 25 cm de diâmetro, mas resolvi adaptá-la às minhas necessidades (usei maçãs gala e duas formas de anel com 20 cm de diâmetro). O resultado não podia ser mais feliz: dois bolinhos delicados, aromáticos, muito macios e com um sabor incrível. E, o que é melhor, bastante simples de fazer.

Prove hoje mesmo! Mesmo que não seja Rosh Hashaná. Mesmo que você não seja judeu. Todo dia pode ser o primeiro de um novo tempo na vida. E que ele seja tão doce como você merece.

Bolo de mel com maçãs carameladas
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
Manteiga sem sal amolecida para untar as formas
1 3/4 xícaras de farinha de trigo (mais um pouquinho para as assadeiras)
3/4 de colher (chá) de fermento em pó (usei 1 colher de chá porque precisei suprimir o bicarbonato)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio (não tinha em casa)
1 colher (chá) de sal moído (usei 1/2 colher de chá de sal marinho fino mesmo)
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 ovos grandes
1/2 xícara de açúcar cristal (usei demerara)
1/4 de xícara de açúcar mascavo claro
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de mel (o melhor que você puder encontrar - usei um neozelandês mara dessa marca aqui)
1/2 xícara de leite (usei desnatado)
1/2 xícara de óleo vegetal (usei canola)
1/2 colher (chá) de raspas de limão siciliano

Para a cobertura:
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
750g de maçãs gala cortadas em meias-luas com 5 mm de espessura (a receita original levava peras anjou vermelhas)
1/4 de xícara de açúcar (usei demerara)
1/4 de xícara de mel

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 160ºC. Unte e enfarinhe uma forma de fundo removível de 25 cm de diâmetro (usei duas de anel com 20 cm de diâmetro).

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o bicarbonato, o sal e a canela; reserve.

Na batedeira equipada com acessório de pá, bata os ovos e os açúcares por cerca de 3 minutos, até ficar obter um creme claro e espesso.

Em uma tigelinha, misture o mel, o leite, o óleo e as raspas de limão. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de mel à de ovos; bata até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente então metade da mistura de farinha; bata até ficar homogêneo. Por fim, incorpore o restante.

Deite a massa na(s) forma(s) preparada(s) e leve ao forno até o bolo dourar e passar no teste do palito (o cheiro - divino - deve avisar quando esse momento chegar).

Deixe o bolo esfriar sobre uma grade por pelo menos 15 minutos antes de desenformá-lo no prato de servir - aproveite esse período para preparar a cobertura de maçãs.

Vamos lá? Primeiro, derreta a manteiga em fogo médio, em uma frigideira grande (lembre-se - é quase 1 kg de maçãs). Adicione o açúcar e cozinhe, mexendo sempre, até quase dissolvê-lo (1 a 2 minutos).

Adicione então as maçãs e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficarem macias e douradas (12 a 20 minutos). Acrescente o mel e misture, deixando cozinhar por mais 3 a 5 minutos, até que as maçãs estejam cobertas com a calda e muito macias.

Deixe as maçãs esfriarem ligeiramente e então cubra o bolo com elas (use um garfo para dispor as frutas e deite a calda restante sobre elas). Se quiser, sirva com chantilly.

Observações finais:

O bolo (sem a cobertura de maçãs) pode ser feito um dia antes e guardado coberto com filme plástico em temperatura ambiente (eu fiz isso - nem tirei da assadeira).

2 comentários:

Lylia Diógenes disse...

Oi Letrícia,
Como o tempo passa! As crianças já estão saindo de férias! Já estão com um ano?
Fiz outro dia aquele seu bolo de abóbora e adorei.Esse de maçã também será testado, pois adoro bolo de maçã.
Gostei tanto da sua frase "Todo dia pode ser o primeiro de um novo tempo na vida" que coloquei até no blog, com os devidos créditos, claro.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Bianca Moraes disse...

Ficou deliciooooooso! :D

Printfriendly