Bolo de chocolate incrivelmente bom

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo de chocolate

Não, este não é um bolo que só suja uma só tigela, ou que possa ser preparado no liquidificador. Também não é bolo para quem tenha restrições alimentares: tem leite, manteiga, farinha de trigo, açúcar e achocolatado em pó.

Apesar de a receita ter vindo de um lugar muito especial, tem cara daquelas que a gente encontra no caderninho da vovó. Dito tudo isso, é o melhor bolo de chocolate que passou pela minha cozinha nos últimos tempos. Ganhou o coração de todos nós, adultos e quianças.

O motivo? Um sabor muito equilibrado - o chocolate brilha, mas não pesa, e o açúcar fica no ponto certinho, mesmo com achocolatado; e uma textura incrível, que combina a fofura de um bolo com a 'sustança' de um brownie. É um bolo que aceita cobertura, mas que nem precisa - fica excelente sozinho.

Dedico esse post à Bibi, adorável companheira de férias (e de muitos bolos gostosos!). Bibi, se estiver de bobeira hoje à tarde, vem que tem bolo!

Bolo de chocolate - ele e a fatia
Receita daqui, gentilmente cedida pela equipe de Alimentação e Bebidas e adaptada para menos bocas. A calda é daqui e dá muito certo! Era a calda que eu comia na infância, no bolo de cenoura, e que não sabia fazer.

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar refinado
4 ovos (separados, claras em neve)
1 colher (chá) de extrato de baunilha (adição minha)
2 xícaras de achocolatado em pó (usei um da Callebaut próprio para o preparo de bebidas achocolatadas)
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal (adição minha)
1 xícara de leite (usei desnatado porque é o que eu sempre tenho à mão)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Calda - opcional:
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Bolo de chocolate - uma fatia generosa

Modo de preparo:

Unte e polvilhe com cacau ou açúcar refinado uma forma com capacidade para 10 xícaras de massa. Preaqueça o forno a 180ºC.

Numa tigela, peneire juntos o achocolatado, a farinha de trigo e o sal. Misture bem e reserve.

Quebre os ovos cuidadosamente, separando as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve também.

Na tigela da batedeira, adicione a manteiga, o açúcar, as gemas e o extrato de baunilha. Bata por uns 5 minutos, até obter um creme claro e fofo.

Feito isso, vamos àquele processo de adição intercalada de ingredientes secos e líquidos, que você já deve ter visto em algum bolo: adicione 1/3 da mistura de farinha e bata em velocidade lenta, até incorporar. Adicione metade do leite e incorpore lentamente, também. Repita o processo com mais 1/3 da mistura de farinha, seguido do resto do leite, terminando com o resto da farinha. A massa vai ficar bem densa - é assim mesmo.

Chegou a hora de incorporar as claras. Faça-o delicadamente, em movimentos circulares, de baixo para cima (esse vídeo pode ajudar, caso você tenha dúvidas de como fazer isso - eu aprendi não tem muito tempo). Por fim, adicione o fermento e mexa delicadamente.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno - não ouso dizer quanto tempo demora (até porque sou meio distraída quanto a horários), mas certamente levou mais de 45 minutos aqui em casa. Mas confie no seu forno e no seu nariz. Para um bolo mais denso, ao fazer o teste do palito, use o ponto de brownie (o palito deve vir com algumas migalhas úmidas).

Retire do forno e deixe esfriar por uns 15 minutos sobre uma grade, antes de desenformar. Sirva em temperatura ambiente.

Se quiser, pode cobrir com a calda sugerida, ganache, brigadeiro mole ou uma nuvenzinha de cacau ou açúcar de confeiteiro. Mas não precisa.

Observação final:

Esta receita pode ser dobrada ou repartida ao meio, que continua dando certo (testei os três tamanhos ;-)).

4 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!!
Como não amar bolo de chocolate, né?
Tem como enviar uma fatia pra mim, troco por alguma guloseima lá do blog! rsrs
Beijos e ótimo dia pra ti! =)

Bianca Moraes disse...

Eeeeeeeee! :D
Um bolo dedicado pra miiiim! Que delícia! Já tinha visto, mas só agora tirei um tempo pra ler a receita e o post! ^^
Quero muitoooo testar! Muitoooo!

;***

Adriana Lopes disse...

meu bolo cresceu bastante e ficou com uma bela aparencia, mas a massa ficou pesada para meu paladar, mas eu creio que para uma torta ela da mais certo, ja que a massa nao fica quebradiça. É so molhar a massa com uma calda de sua preferencia, ou refrigerante, e caprichar no recheio e cobertura. qualquer dia vou testar e volto para contar o resultado.Bjs e obrigada pelas receitas.

Adriana Lopes disse...

Meu bolo cresceu bastante e ficou com um cheirinho muito bom, mas nao ficou bem fofinho. Pretendo faze-la outra vez, mas na versao torta, molhando a massa com alguma calda ou refrigerante. Bjs e obg pela receitas.

Printfriendly