Bolo de milho da Leili

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Daí que eu cismara de fazer um bolo de polenta com limão siciliano. Dediquei um tempo a procurar a receita que me parecia perfeita. Quando estava quase lá, o telefone tocou. Meu coração apertou - eu já sabia o que viria a seguir:

- Oi, Letícia, aqui é a fulaninha, enfermeira da creche... 

 O bolo de polenta teria de esperar. Dali a meia hora, Gabriel chegaria em casa, com febre (e com Alice, saudável e sem entender nada, a tiracolo). De todo modo, precisava de um bolo para o lanche das quianças. Um bolo rápido, certeiro, reconfortante - feito beijinho de mãe para sarar dodói. Um bolo da querida Leili.

Separei os ingredientes na despensa e, num instante, já estava com o bolo no forno. Provei-o assim que esfriou. Tão, tão bom. Fofo, úmido, com floquinhos de coco aqui e ali e um sabor que é um carinho no paladar. É ligeiramente mais doce do que eu costumo fazer, mas não é doce demais.

Em tempo: depois de um dia de descanso - e de uma boa fatia de bolo -, Gabriel já se recuperou :-)

Bolo de milho da Leili
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 lata de milho verde cozido no vapor
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de fubá
100 g de coco em flocos (usei flocos adoçados porque eram o que eu tinha na despensa)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com fubá uma forma média com furo no meio.

No liquidificador, coloque o leite condensado, o milho, a manteiga, os ovos e o sal. Bata até que que o milho fique bem triturado e a mistura fique homogênea.

Agora é hora de adicionar os demais ingredientes - faça-o na seguinte sequência: fubá, coco e, por último, fermento. Basta pulsar a cada adição, somente até incorporar.

Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno para assar até que o bolo fique com uma bela cor dourada e passe no teste do palito.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Quando estiver morno, desenforme no prato de servir.

Bolo de milho da Leili

Observações finais:

* Aqui em casa, bolo em assadeira grande não tem mais vez - acabo dividindo a massa entre várias assadeiras pequenas para poder congelar e poder retirar do freezer apenas as pequenas porções que os meus pequenos consomem a cada lanche. O bolinho da foto foi feito em uma mini-forma de anel.

* Usei flocos de coco, mas acho que poderia substitui-los com vantagem por coco ralado - seria bem mais fácil fazer fatias bonitas.

* A receita original leva queijo, o que deve deixar o sabor para lá de especial. Como não tinha em casa, não usei, mas fiquei com vontade de testar novamente com ele.

4 comentários:

Eli disse...

Para tudo que eu quero descer. Nossa morri com seu bolo de milho eu amo. rs

Leili disse...

Adorei ver meu bolinho por aqui. Talvez tenha ficado mais doce do que o esperado por causa do coco adoçado. Ainda bem que Gabriel melhorou rapidinho. Abraços e muito obrigada Letícia! ;*

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!
Bolo de mãe é amor em fatias, não tem antídoto melhor!!!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

Clara Brito disse...

Olá,

Esse bolo de milho ficou com um aspecto divinal.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/lasanha-de-cogumelos.html

Printfriendly