Doce de abóbora com coco diet

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ai, gente, eu sei que esse título já dá desânimo - pelo menos, em mim, dá um pouco. Mas pode ser uma boa pedida para quem precisa controlar a ingestão de açúcar e de calorias, mas não dá conta de viver sem sobremesa ou sem um docinho no meio da tarde.

Pode fazer com ou sem coco, e com o adoçante para forno e fogão de sua preferência (já fiz com sucralose, estévia e ciclamato e sacarina). Mas não abra mão de duas coisas:

1. use abóbora seca (ou de pescoço - testei a abóbora paulista e não ficou tão bom);

2. não use especiarias em pó - o cravo deve estar inteiro e a canela, em ramas ou pau (o sabor fica mais delicado e a cor do doce, mais bonita. E, se quiser, você pode retirá-los facilmente depois que o doce ficar pronto).

De resto, é só separar os ingredientes, reservar um tempinho na cozinha e preparar. O doce pode ser saboreado sozinho, com queijo branco ou cottage, ou recheando uma tapioquinha. Essas são as minhas formas preferidas de consumi-lo.

Doce de abóbora diet
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

800 g de abóbora seca descascada, sem sementes, cortada em cubos
1/4 de xícara de adoçante para forno e fogão (a receita original pedia um pouco menos)
1 pitada de sal (acréscimo meu)
2 paus de canela
3 cravos-da-índia inteiros
50 g de coco ralado desidratado, não adoçado (opcional)

Modo de preparo:

É simples de tudo: combine todos os ingredientes (exceto o coco, se for usar) em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com o auxílio de uma colher de pau.

Logo a abóbora vai soltar líquido. Continue mexendo até perceber que todo o adoçante está dissolvido. Pronto, agora é só tampar a panela e misturar ocasionalmente. Quando a abóbora estiver macia, amasse-a com a própria colher, com um garfo ou com um amassador como esse daqui. Acrescente o coco (se for usar), misture bem e deixe cozinhar mais uns 5 minutos.

Retire do fogo e deixe o doce esfriar (pode ser até na panela em que você preparou - como não tem açúcar, ele não vai grudar). Descarte as especiarias (se quiser), acomode em um pote de vidro com tampa e guarde na geladeira.

Observações finais:

* Não espere que esse doce tenha a cor, o brilho e a calda espessa de um doce de abóbora comum - o que dá tudo isso é o açúcar.

* Enquanto tentava descobrir que abóbora usar para fazer doce, achei um artigo muito bom sobre o assunto.

* Não sei quanto tempo o doce dura na geladeira. Na minha experiência, sei que ele aguenta uma semana, no mínimo.

Um comentário:

Andrea Bitencourt disse...

Oi Letricia!!!! Pra mim o título não dá a menor tristeza, sendo docinho não importa se é feito com açúcar ou adoçante!!! Kkkkkk Sou formiguinha de qquer jeito!!! Beijos! =)

Printfriendly