Bolinhos de chocolate (receita pequena para poucas boquinhas)

sábado, 8 de novembro de 2014

Se você está atrás de uma receita diferente, com ingredientes inusitados ou recomendada para dietas especiais, chegou ao post errado. A receita é de bolo de chocolate daqueles mais comuns, com leite e derivados, farinha de trigo, açúcar e ovo. E o que ela tem de especial? O título do post já dá uma dica ;-)

Apesar de muito simples, esse bolinho é cheio de qualidades: é fofo, úmido, doce na medida, cheiroso até não poder mais. E tem aquela habilidade que só as melhores guloseimas têm: aprende rapidinho o seu nome. Basta sobrar um pedacinho dele sobre a bancada da cozinha que a magia acontece - o danado fica chamando, chamando, até que você não resiste e se dobra ante a sua gostosura.

Ele só não é um total estraga-dieta porque a receita é pititica de tudo: rende 6 forminhas de muffin com capacidade para 1/3 de xícara - ou umas 4 de tamanho padrão. Você prepara e assa num instantinho, a família come e não sobra nada. Pronto, cabô tentação. A não ser que você invente de fazê-lo todo dia.

Vixe, não devia ter dado ideia, né.

Bolinhos de chocolate para um lanchinho
Receita adaptada do livro Panelinha, da diva Rita Lobo

Quer salvar esta receita no Pinterest ou nos seus bookmarks? Encontre-a no novo endereço do blog: nocalordofogao.com.br
O blog velhinho (ou seja, este aqui) será desativado definitivamente em 31/12/2019.

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/4 de xícara de iogurte natural
1 ovo
Gotinhas de extrato de baunilha
1/4 de xícara de açúcar
Uma pitadinha de sal
3 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de xícara de gotas de chocolate ao leite partidas em pedacinhos

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC e prepare a(s) forma(s) que pretende usar para essa receita. Tenha em mente que a receita é pequena - 4 formas de cupcake de tamanho padrão devem ser suficientes.

Em uma panela, leve a manteiga ao fogo baixo, somente até derreter. Retire do fogo e espere esfriar um pouco. Em seguida, junte o iogurte, o extrato de baunilha e o ovo, misturando bem com um fouet (vai ficar com uma aparência talhada, mas tenha fé!).

Peneire sobre a panela o açúcar, o sal, o cacau e a farinha. Misture vigorosamente até a massa ficar homogênea.

Por fim, some o fermento, mexendo somente até incorporar. Se for usar gotinhas de chocolate, é nesse ponto que você as acrescenta também.

Deite a massa na(s) forma(s) preparada(s) e leve ao forno. Se eu fosse você, já ficaria de nariz atento por volta de 15 minutos depois (no meu louco forno, 18 minutos foram suficientes). Faça o teste do palito pra confirmar se eles estão prontos.

Deixe que esfriem sobre uma grade antes de comer (cuidado pra não liquidar a fornada toda de uma vez, hein?).

Observação final:

* Antes de vir para esta cozinha, essa receita era de bolo de caneca, para preparar no micro-ondas. Gostou da ideia? Então acesse a receita original aqui, no site Panelinha.

* As gotinhas de chocolate foram picadas por causa da minha pequena, que detesta pedaços grandes de qualquer coisa em seus bolinhos - mesmo que sejam de chocolate.

Um comentário:

Clara Brito disse...

Ficaram fofinhos os teus bolinhos.

Beijos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/tiramisu-de-melancia-e-banana.html

Printfriendly