Bolinhos de coco fofíssimos (mais uma receita pequena)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Se deu certo uma vez, por que não tentar de novo? Foi com esse pensamento que decidi adaptar mais uma receita bem sucedida de bolo de caneca de micro-ondas para o forno convencional. Dessa vez, a receita é da minha linda prima Bibi, uma entusiasta dos bolinhos de caneca - segundo ela, é "o melhor bolo de caneca do mundo".

Não preparei na caneca, nem no micro-ondas, por isso não sei dizer se essa informação procede. Mas, com certeza, é a melhor receita pequena de bolo de coco de todos os tempos ;-)

O sabor é tão delicado, tão bom... e o que é a textura dele, gente. A sensação é de comer uma nuvenzinha fofa e clarinha, com gostinho de coco. Mas é relativamente fácil que eu goste de um bolo. Difícil é entusiasmar meus filhotes. E foi esta a façanha que esse bolinho fez - as crianças se atracaram a ele feito vikings, comendo até as migalhinhas.

Bolo de coco fofinho
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 ovo
1/2 xícara de leite de coco
3 colheres (sopa) de óleo de coco (se não tiver, use um óleo vegetal de sabor suave)
1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de coco ralado
1 colher (chá) de fermento químico

Para a cobertura:
1 colher (sopa) de leite de coco
1 colher (chá) de calda de agave (se não tiver, use açúcar na quantidade que gostar)
Coco ralado para polvilhar (1 colher de sopa é suficiente)

Bolo de coco fofinho_

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar - se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as e enfarinhe-as. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada ;-)

Numa tigela média, misture juntos o leite de coco, o óleo e o ovo (um fouet pequeno dá conta do recado). Peneire por cima dessa mistura o açúcar e a farinha de trigo. Misture com o fouet até a massa ficar bem homogênea. Por fim, acrescente o coco ralado e o fermento, mexendo delicadamente até incorporar.

Despeje a massa nas forminhas, enchendo até 2/3 da capacidade, e leve ao forno até que os bolinhos estejam crescidos e levemente corados (é possível que alguns cheguem a rachar ligeiramente no topo). No meu forno, isso levou cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para se certificar de que estão prontos.

Retire os bolinhos do forno e deixe que esfriem em uma grade enquanto prepara a calda.

Se usar calda de agave como adoçante, basta misturá-la bem ao leite de coco. Do contrário, leve o leite de coco e o açúcar ao fogo em uma panela pequenininha ou ao micro-ondas, num potinho adequado. O objetivo desse aquecimento é dissolver o açúcar mais facilmente.

Pronto, agora é só pincelar cada bolinho com essa caldinha de leite de coco e polvilhar coco ralado por cima. Rende 9 bolinhos deliciosos (feitos em forminha de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara).

Observações finais:

*Atualizei esse post porque testei diminuir a quantidade de óleo e achei o resultado muito melhor :-)

* Update (set/2015): Às vezes a gente se deixa levar pelo entusiasmo de gente bem intencionada - profissionais da área de nutrição, inclusive - e se joga em um determinado ingrediente, confiando em seus benefícios à saúde. Foi o caso do óleo de coco. Hoje, sabe-se que ele não é tão amigão da saúde assim (veja o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Assim, fique à vontade para substituir o óleo de coco utilizado nesta receita por outro de sua preferência.

3 comentários:

Cristina disse...

Humm, parece mesmo fofíssimo, já anotei para testar, mas só porque vc testou, particularmente não gosto de bolo de caneca!
Um abraço.

Clara Brito disse...

Que bom aspecto.

Gosto tanto de bolinhos de coco.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/quinze-dias-com-jose-avillez-e-duas.html

Bianca Moraes disse...

Aeeeeeee! :D
Ele é mesmo uma nuvenzinha com gostinho de coco!
Nunca fiz no forno, mas na caneca fica uma textura que se não for igual, é muuuito parecida! :)

Haaa... que legal que os pequenos gostaram! Da forma como você falou, imaginei dois dinossaurinhos comendo bolos! Hihihi :P

Printfriendly