Bolo de banana, aveia e damasco (sem glúten, sem lactose, sem açúcar)

sábado, 1 de novembro de 2014

Bolo de banana e damasco

Já imagino você, aí do outro lado da tela, virando os olhos de preguiça de ver o começo do título desse post. MAIS. UM. BOLO. DE. AVEIA. E. BANANA. Aí você prossegue e quase dorme de tanto ler "sem". Sem glúten. Sem lactose. Sem açúcar. Sem essa, fia.

Calma, respire fundo e conte até três comigo:

1. É receita "bico" - você prepara a mão ou no liquidificador, bem rapidinho, e pode assar em forminhas de muffin, forradinhas com papel, pra não ter nem o trabalho de untar;

2. Rende bolinhos fofos, úmidos e saborosos, mesmo com tantos "sem";

3. Tem 140 calorias*, gente. É menos do que dois biscoitos recheados, por exemplo. E bem mais nutritivo.

Convenci você a não ir embora? Então, vamos ver esses bolinhos com carinho. A receita original, eu encontrei no Panelaterapia. Preparei-a à mão porque comecei a fazer esses bolinhos tarde da noite, com as crianças já dormindo. E fiquei feliz, pois estava morta de preguiça de lavar o liquidificador.

A combinação de sabores foi mais uma questão de necessidade - não tinha passas na despensa - do que um desejo, mas fiquei satisfeita com o resultado.

A propósito, se estiver preparando este bolo para alguém com doença celíaca, utilize uma aveia sem glúten certificada (por enquanto, só conheço desta marca aqui). Se estiver preparando para alguém que só está evitando glúten, mas que não vai passar mal caso haja algum vestígio dele no bolo, qualquer aveia vai bem.

Bolo de banana e damasco mordido
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

3 bananas prata bem maduras
2 ovos pequenos
1/4 de xícara de óleo de canola
Opcional - 1 colher (sopa) de calda de agave
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1/2 xícara de damascos secos bem picadinhos
1 xícara de aveia em flocos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Forre as 12 cavidades de uma assadeira para muffins com forminhas de papel (se preferir, unte com óleo e polvilhe com aveia uma assadeira média para bolo inglês).

Amasse as bananas com um garfo em um prato. Em uma tigela média, adicione as bananas amassadas, os ovos, o óleo (e a calda de agave, se usar). Misture bem com um fouet ou colher de pau até obter uma massa mais ou menos homogênea.

Acrescente então a aveia, os damascos e as raspas de limão, mexendo bem. Por fim, adicione o fermento e mexa até incorporar.

Deite a massa nas forminhas preparadas e leve ao forno até que os bolinhos fiquem douradinhos e passem no teste do palito.

Retire a assadeira do forno, remova os bolinhos cuidadosamente dela e deixe que esfriem numa grade.

Ah, quer preparar usando o liquidificador? É mole. Bata primeiro as bananas com ovos, o óleo e a calda de agave até obter um creme homogêneo. Some as raspas de limão e os damascos, pulsando brevemente só para misturá-los à massa. Por fim, acrescente a aveia (se o seu liquidificador for medroso, misture a mão) e o fermento (misture a mão ou pulse muito rapidinho).

Observações finais: 

* A quantidade de calorias é uma estimativa, não foi feito nenhum teste de laboratório para comprovar.

* Como minhas bananas não estavam super maduras e o damascos estavam um pouco azedinhos, usei um pouco de calda de agave para deixar a receita mais doce. Mas dá para usar mel, melado, açúcar mascavo ou o adoçante de sua preferência no lugar. Ou, simplesmente, usar bananas mais maduras e frutas secas mais doces e suprimir esse docinho a mais.

* Os bolinhos murcham um pouco ao sair do forno, mas isso não parece ter impacto em sua textura.

Nenhum comentário:

Printfriendly