Bolo de chocolate e cerveja stout

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Se existe um adjetivo que pode definir este bolo é arrebatador. Levei-o ao trabalho e foi um sucesso estrondoso. Dizer que ele arrancou suspiros é pouco - ele arrancou urros de prazer de quem o comeu. Houve quem afirmasse que foi o melhor bolo que comeu na vida; houve quem pedisse de presente de aniversário; houve quem garantisse que havia ganho o dia por ter comido uma fatia.

Fofíssimo, úmido, chocolatudo, doce na medida, perfeitamente complementado pela cobertura azedinha de cream cheese, esse bolo não deixa ninguém indiferente. E, sabe do que mais? É 'bico' de fazer. Faça aê na sua casa e prepare-se para elogios apaixonados.

Bolo de stout e chocolate_Receita ligeiramente adaptada do grande oráculo das delícias ;-)

Ingredientes:

Para o bolo:
1 xícara (240ml) de cerveja tipo stout (usei a Schornstein Imperial Stout, feita aqui no Brasil)
250g de manteiga sem sal, temperatura ambiente, picada
75g de cacau em pó
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
150ml de iogurte natural dessorado*
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
275g de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Para a cobertura:
220g de cream cheese, temperatura ambiente
100g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (80ml) de iogurte natural integral não adoçado*

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.

Em uma panela grande, junte a cerveja e a manteiga e leve ao fogo até que a manteiga derreta. Deixe esfriar por alguns minutos. Acrescente então o cacau e o açúcar e misture com um batedor de arame até ficar homogêneo.

Em uma tigelinha, misture bem o iogurte dessorado, os ovos e a baunilha e incorpore à mistura da panela (vai ficar com cara de que não está dando certo, mas tenha fé). Por fim, junte a farinha, o bicarbonato e o sal e misture (acalme seu coração, que a massa vai ficar fluida e bonita).

Despeje na forma preparada e asse por 45-60 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira o bolo para um prato de servir.

Para a cobertura: com a batedeira, bata o cream cheese até que ele fique homogêneo. Peneire por cima o açúcar de confeiteiro, adicione a baunilha e bata até que a mistura fique cremosa. Junte o iogurte e bata novamente até que a consistência fique boa para espalhar. Cubra o bolo já frio e sirva.

Bolo de stout e chocolate

Observações finais:

* Fazer iogurte dessorado é bem simples. Você precisa de uma peneira, uma fralda de pano, uma tigela para conter o soro que vai escorrer e, claro, iogurte - prefira um natural integral, não adoçado (recomendo que você use 2 potes de 160 g e meça os 150 ml pedidos na receita depois de já dessorado).

Forre a peneira com a fralda e encaixe-a sobre a tigela. Despeje sobre a fralda o iogurte, cubra com filme plástico ou papel alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro (pode deixar por até 2 dias). Você obterá um iogurte denso e super cremoso - mais até do que os gregos industriais. E o melhor: sem açúcar ou aditivos esquisitos.

* A receita original usa sour cream na massa e creme de leite fresco na cobertura. Não provei o bolo com sour cream, por isso, não sei se fica melhor ou não - só sei que, com iogurte, fica um absurdo de bom. Quanto à cobertura, com iogurte, ela ficou visivelmente mais fluida e brilhante - e, na minha opinião, menos bonita. Quando refizer este bolo (e, certamente, o farei), cogito usar sour cream na massa só para ver como fica. Mas com certeza usarei creme de leite fresco na cobertura.

* Veja como são as coincidências da vida. Paquerei este bolo desde que o vi no Technicolor Kitchen, em maio deste ano. Resolvi prepará-lo no dia 13 de novembro - justamente o dia do aniversário da Pat, a moça das mãos de fada por trás do TK!

3 comentários:

Clara Brito disse...

Esse bolo ficou com um óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/bolo-angry-birds-2-bolo-de-cenoura-e.html

Patricia Scarpin disse...

Eu amei saber que vc gostou do bolo, querida! E que coincidência puro amor ter sido no meu aniversário. <3 <3 <3

Cristina disse...

Depois dessa descrição, não há como não experimentar, com certeza irei fazer!
Um abraço e boa semana.

Printfriendly