Massa para salgados assados do Panelaterapia

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Como é o seu jantar de domingo? Aqui em casa, tenho oferecido lanches reforçados para as crianças no lugar da comidinha do dia a dia. Suco natural, iogurte com purê de frutas ou geleia caseira, um bolinho... e a nova paixão deles, os salgados assados.

A massa dos salgados é do Panelaterapia, da Tati. É muito fácil de fazer, não precisa descansar ou crescer e é bem versátil: já usei em enroladinho de queijo e em esfiha, com muito sucesso. Tanto sucesso, aliás, que estava para postar esta receita há mais de um mês, mas simplesmente não conseguia que sobrassem salgados para fotografar :-P

Esfiha
Receita adaptada daqui

Ingredientes:
* xícara medidora de 240 ml

1/2 xícara de água morna
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar
250 g de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180º. Unte e polvilhe com fubá ou semolina a(s) assadeira(s) que pretende utilizar.

Em uma tigelinha, misture a água morna, o fermento e o açúcar e deixe quieto por 5 minutos. Enquanto isso, misture a farinha e o sal em uma tigela. Faça uma cavidade no centro dessa mistura.

Adicione o azeite à mistura de fermento, misture e despeje na cavidade que você fez na farinha. Trabalhe com as mãos até obter uma massa lisa - é bem rápido e tranquilo.

Pronto! Agora divida a massa em porções iguais, recheie como preferir, acomode na assadeira, pincele ovo batido e leve ao forno por uns 25 minutos, até que eles ganhem uma linda cor dourada.

Com essa receita, preparo 20 enroladinhos de queijo com uns 10 cm de comprimento ou 8 esfirras grandes.

Enroladinho de queijo

Observações finais:

* Para a esfiha, é importante que o recheio seja mais sequinho para não empapar a massa. Aqui em casa, normalmente faço um refogado com carne moída ou frango bem desfiadinho e cebola, alho, tomate, abobrinha e cenoura, tudo bem picadinho. Tempero com sal e um nadica de pimenta síria, só para dar um tchans.

* Não sabe dobrar a esfiha fechada? Eu também não sabia - aprendi com esse vídeo aqui.

* Para o enroladinho de queijo, use o queijo de sua preferência - tanto melhor se for um queijo que derrete. Eu tenho usado um minas padrão bem macio. Ao modelar o salgado, procure deixá-lo bem fechadinho para o recheio não vazar.

* Não sabe modelar enroladinho? Eu também não sabia - aprendi com esse vídeo aqui.

4 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!
Sou fã das receitas da Tati, são práticas e deliciosas!!!!
Beijos e ótimo Domingo pra ti! =)

Nara Cristina disse...

Olá! Bom dia!!! Li num post seu de 2008 que sua sogra mora perto de uma fazenda que produz macadâmias. Pode me dizer onde fica? Sou apaixonada por elas. Amei seu site! Beijinhos e obrigada, desde já. Muito sucesso p você, sempre.

Letrícia disse...

Oi, Nara! A fazenda onde são produzidas as macadâmias fica em Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, e se chama Fazenda da Laje (http://www.fazendalaje.com.br/indexs.htm).

Beijos!

VALDIRA FERREIRA disse...

Amei! Fiz e está aprovada!!

Printfriendly