Mini-bombocados de coco (outra receita pititica)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mini-bombocado de coco_1

Quem visita essa cozinha com frequência já deve ter notado: tenho uma dificuldade considerável de seguir receitas à risca. Quase sempre mexo aqui e ali, substituindo ingredientes, acrescentando alguma frescurinha, modificando proporções, diminuindo ou aumentando a escala da receita ou subvertendo alguma coisa no preparo. Faço isso para adaptar os pratos ao gosto de quem vai comê-los, à minha despensa, à minha disponibilidade de tempo e energia. E claro, à minha curiosidade.

Os bolinhos de coco da minha prima Bibi não passaram incólumes pelas minhas mãos. Na verdade, da primeira vez que os fiz, diminuí perigosamente a quantidade de farinha e de fermento da receita. E, ao assá-los, fiquei receosa de que ficassem ressecados e acabei tirando-os do forno mais cedo (ao espetá-los com um palito, algumas migalhas levemente úmidas ainda apareciam).

Resultado: assim que saíram do forno, meus bolinhos de coco abaixaram. Continuavam simpáticos, mas bem baixinhos. Confesso que fiquei desanimada, mas mesmo assim, resolvi cobri-los com uma caldinha e salpicá-los com coco ralado.

Ficaram umas gracinhas... por que não provar, né. AI, GENTE, PARA TUDO. Quem trem perigosamente delicioso. O interior é muito úmido, de uma suavidade que nem sei descrever. O sabor de coco é bem marcante, mas não enjoativo. E a texturinha que o coco ralado dá é incrível. Como a massa não é muito doce, a calda complementa a doçura. 

Fazia tempo que eu não comia algo que fazia anjinhos cantarem. Ai, ai :-)

Mini-bombocado de coco_2
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

1 ovo
1/2 xícara de leite de coco
1/4 de xícara de óleo de coco (pode usar qualquer óleo vegetal de sabor discreto, como girassol, canola...)
1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de coco ralado não adoçado
1/2 colher (chá) de fermento químico em pó

Para finalizar:
2 colheres (sopa) de leite de coco + 1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de coco ralado não adoçado 

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar - se usar forminhas de metal, recomendo que você as unte com um pouco de óleo. Ou use forminhas de silicone e não unte nada :-)

Numa tigela média, misture juntos o leite de coco, o óleo e o ovo (um fouet pequeno dá conta do recado). Peneire por cima dessa mistura o açúcar e a farinha de trigo. Misture com o fouet até a massa ficar bem homogênea. Por fim, acrescente o coco ralado e o fermento, mexendo delicadamente até incorporar. 

Pronto, acabou! Agora é só despejar a massa nas forminhas, enchendo até 2/3 da capacidade, e levar ao forno até que os bolinhos pareçam crescidos e levemente rachados no topo (no teste do palito, pode haver uma ou outra migalha úmida).

Retire-os do forno e deixe que esfriem um tiquinho sobre uma grade enquanto prepara a calda. 

Em uma panela pequenina, leve ao fogo baixo o leite de coco e o açúcar, mexendo até que a mistura ferva e engrosse ligeiramente. Faça alguns furinhos na superfície dos bolinhos e deite um tiquinho de calda sobre cada um. Salpique coco ralado por cima. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 8 bombocadinhos (feitos em forminha de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara) 

Mini-bombocado de coco_3

Observações finais:

* Esta receita não leva leite e derivados. Sigam-me, os intolerantes à lactose!

* Update (set/2015): Às vezes a gente se deixa levar pelo entusiasmo de gente bem intencionada - profissionais da área de nutrição, inclusive - e se joga em um determinado ingrediente, confiando em seus benefícios à saúde. Foi o caso do óleo de coco. Hoje, sabe-se que ele não é tão amigão da saúde assim (veja o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Assim, fique à vontade para substituir o óleo de coco utilizado nesta receita por outro de sua preferência.

2 comentários:

Preguiça ;-) disse...

Eu também tenho por hábito alterar alguma coisa mas é porque sou um pouquito distraída e quando me apercebo já é tarde.
Pela foto parecem uma delícia.

Lylia Diógenes disse...

Oi Letrícia,
Eu também sou "mestra" em mexer nas receitas.Acho que é mal de quem gosta de cozinhar. Seus bolinhos ficaram lindos e já vi que vou ter que fazer também.
Bj e ótimo fim de semana,
Lylia

Printfriendly