Bolinhos integrais 'de chuva'

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Apesar de não comê-los quase nunca depois de adulta, sempre me agradou a lembrança dos bolinhos de chuva que eu comia durante a infância. Quentinhos, cobertos de açúcar e canela, eu os devorava, um após o outro, lambendo os dedos engordurados.

Durante a gravidez, essa lembrança foi ainda mais frequente - e dolorida, já que eu precisava controlar minha alimentação. Ainda mais depois que o amigo D. contou que os bolinhos de chuva que ele preparava para os filhos tinham recheio de banana (ele envolvia pedaços de fruta na massa dos bolinhos e fritava como se fossem tempuras - tão simples e genial!).

Outro dia, resolvi que tentaria reproduzir aquele sabor que eu guardara tão carinhosamente na memória. Mas fritar qualquer coisa estava fora de cogitação - além de não ser nada legal para a saúde, a fritura empesteia as roupas no varal, as toalhas no banheiro, os lençóis na cama, os meus cabelos. BLEARGH.

Preparei então mais uma receita pequenina de bolinhos. Peguei leve na massa (iogurte, aveia e farinha integral) para poder me dar o direito de uma gordice na cobertura. Ai, tão bom! Espero que vocês também gostem.

Bolinho integral 'de chuva'_
Receita minha :-)

Ingredientes:

Para os bolinhos:
4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) de aveia em flocos médios
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
1 ovo
4 colheres (sopa) de iogurte
30 g de manteiga derretida e fria
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 banana em rodelas médias

Para a cobertura:
10 g de manteiga derretida
2 colheres (chá) de canela em pó
4 colheres (chá) de açúcar refinado

Bolinho integral 'de chuva'

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas de muffin que irá usar - unte e enfarinhe, se essa for a sua praia, ou forre com forminhas de papel. Ou use forminhas de silicone e fique de boa na lagoa.

Numa tigela média, misture os ingredientes secos (farinha, aveia, açúcar, sal, canela, fermento). Em uma caneca, bata juntos o ovo, a manteiga derretida e o iogurte (um fouet pequeno ou um garfo dão conta do recado).

Faça uma cova no meio dos ingredientes secos e despeje a mistura líquida. Mexa com uma colher de pau até obter uma massa homogênea.

Distribua a massa entre as forminhas até 2/3 da capacidade. Em cada uma, enfie uma rodela de banana (afunde-a até cobrir com a massa).

Leve ao forno por uns 20 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito.

Retire os bolinhos do forno e deixe que eles esfriem um pouco sobre uma grade. Enquanto isso, misture a canela com o açúcar em uma cumbuquinha.

Quando os bolinhos estiverem mornos, pincele o topo de cada cada um com manteiga derretida e mergulhe na misturinha de açúcar e canela. Coma em seguida!

6 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letricia!
Eu amo bolinho de chuva, mas nunca experimentei assim com essa combinação!
Ahh, com banana no recheio fica bom demais, né?
Aproveito para desejar a você e toda família um 2015 de muita luz, recheado de coisas boas, amor e paz! Beijos! =)

A Paixão da Isa disse...

passo para te desejar um feliz fim de ano e um feliz 2015 com tudo de bom bjs

Isabella disse...

Adorei a ideia e vou ver o que a minha freguesia acha dela! Mas com a adição da banana na receita não tem erro!

AnaC disse...

Adorei!!! Só precisei acrescentar mais farinha para a massa ficar mais firme e poder usar a fritadeira sem óleo. Simplesmente deliciosos!!!

Letrícia disse...

Ana, me conta como foi isso, gata! Eu tenho uma airfryer e ainda não sei muito bem como aproveitar todo o potencial da bichinha :-/

Beijos!

AnaC disse...

Uai, Letricia, não tem muito mais... peguei a sua receita, coloquei um pouco mais de farinha (não sei quanto, não medi) para ficar mais firme e coloquei na fritadeira 5 min + 5 min, em 200ºC. A única coisa que vou mudar na próxima vez é tentar fazer uma caminha ou tapetinho de papel alumínio, pois mesmo a massa mais firme ela começou a pingar pela grade e por isso grudou um pouco. Um beijo!! (PS: Me sentindo o máximo aqui kkkk)

Printfriendly