Brownie de biomassa da banana verde

domingo, 7 de dezembro de 2014

Aff, nunca pensei que eu algum dia prepararia um brownie herege como esse. Pior ainda, ainda postaria aqui. Mas se eu estou postando, é porque ficou bom, gente. Certamente não é o melhor brownie que eu já comi. Mas, se a gente pensar que ele leva um ingrediente funcional queridinho da galera fit (a biomassa da banana verde), que tem pouquíssimo açúcar e quase nada de gordura e que ainda é bom, vale a pena tentar, né?

Não se preocupem com a biomassa - ela não tem gosto e não interfere negativamente na textura - pelo contrário, é o que faz o brownie ser úmido. Ah, e não espere aquele topo quebradiço (isso, só brownies gorduchos têm).

Brownie com biomassa da banana verde
Receita ligeiramente adaptada daqui

Quer salvar esta receita no Pinterest ou nos seus bookmarks? Encontre-a no novo endereço do blog: nocalordofogao.com.br
O blog velhinho (ou seja, este aqui) será desativado definitivamente em 31/12/2019.

Ingredientes: 

60 ml de óleo de canola
200 g de biomassa da banana verde
240 g de ovos (usei 5 unidades, mas vai depender do tamanho dos ovos que você usar)
80 g de cacau em pó não adoçado
140 g de açúcar mascavo
200 g de chocolate amargo derretido (usei um 70%, sem glúten ou lactose) 
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100 g das suas castanhas preferidas grosseiramente picadas (eu usei mais chocolate amargo, em gotas, mas quero provar com castanha-do-pará)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180°C. Unte com óleo uma assadeira quadrada de 20 cm, forre com papel manteiga (deixando sobras de papel de cada lado, pra servirem de alças). Unte o papel também. Ou use uma assadeira descartável com capacidade para 1,5 L e não unte nada.

Você pode preparar a massa tanto no multiprocessador quanto na batedeira que dá certo.

Comece batendo a biomassa, os ovos, a baunilha e o óleo. Quando a mistura ficar homogênea, some o açúcar mascavo e bata novamente até incorporar. Acrescente o cacau, batendo até ficar uniforme. Some o chocolate e bata até misturar bem. Por fim, acrescente as castanhas (se usar), misturando com uma colher de pau até que fiquem bem distribuídas.

Deite a massa na assadeira preparada. Se quiser, espalhe gotas de chocolate amargo por cima (foi o que eu fiz, nos brownies da foto). Leve ao forno por uns 20 minutos ou até que o cheiro de chocolate se espalhe no ar. O topo estará firme, com o centro mais mole, e as bordas, assadas (podem, inclusive, descolar dos cantos da assadeira).

Desenforme depois de frio.

Observação final:

* Você pode usar um óleo com pouco sabor, como canola ou girassol, ou chutar o balde e usar um óleo de castanhas (óleo de avelãs, por exemplo), que ainda vai perfumar o seu brownie. Aí, que tal usar a mesma castanha na massa? Nhammm!

* Use um chocolate que não tenha glúten ou lactose e essa receita ficará apta a esse público! Aêêê!!!

2 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!
Morri de rir com o "brownie herege", na verdade ele é um "brownie politicamente correto"! rsrsrs Você come sabendo que está fazendo bem pra saúde! rsrsrs
Beijos e ótimo Domingo pra você! =)

Clara Brito disse...

Gostei do aspecto mas não sei (e acho que nunca ouvi falar) de biomassa de banana verde...
Fiquei curiosa.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/preparar-o-natal-9-rabanadas-clarinha.html

PS- Esta a decorrer um passatempo no meu blogue. :-)

Printfriendly