Brownies de beterraba

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Não poderia terminar o ano sem testar mais uma receita inusitada de brownies, né, não? Esta receita vem povoando os meus pensamentos desde que a vi, há pouco mais de um mês. Como já havia feito este ano uma receita deliciosa de bolo de chocolate com beterraba, resolvi apostar mais uma vez nessa combinação.

Como a receita original é para Thermomix, precisei adaptá-la ao preparo com um processador de alimentos comum. Mas não é nada difícil, como você poderá ver.

O brownie, falemos dele. É úmido, é rico, é chocolatudo, tem uma textura muito diferente, meio aerada. Mas não tem a densidade de um brownie 'fudgy', que é a minha forma preferida de brownie - ficaria entre um 'fudgy' e um 'cakey'. Ainda assim, é delicioso.

Brownies de beterraba
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

200g + 100g de chocolate amargo (usei um com 70% de cacau)
100g de manteiga sem sal
300g de beterraba cozida, em cubos, ainda quentinha
3 ovos
250g de açúcar
100g de farinha
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
20g de cacau em pó

Brownies de beterraba

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20 cm, forre com papel manteiga, deixando 'alças' para fora, e unte o papel também.

No processador de alimentos, triture 100 g de chocolate até obter pedaços pequenos. Remova do copo e reserve.

Adicione então as beterrabas ainda quentinhas, a manteiga e o restante do chocolate e processe até obter um creme uniforme (o calor residual das beterrabas derreterá a manteiga e o chocolate e tudo ficará lindo :-)). Despeje o conteúdo do copo em uma tigela grande e reserve também.

Voltemos ao processador - agora, bata nele os ovos e o açúcar até obter um creme fofo. Adicione a farinha, o fermento, o cacau e o sal e processe até ficar homogêneo.

Junte essa mistura ao creme de chocolate e beterraba, envolvendo com um fouet apenas até ficar uniforme. Por fim, adicione aqueles 100 g de chocolate triturado e envolva com o auxílio de uma espátula de silicone.

Deite a massa na assadeira preparada e leve ao forno por uns 35 minutos* ou até que ele passe no teste do palito de brownie (isto é, ao ser espetado com um palito de dentes, devem-se esperar migalhas úmidas).

Deixe esfriar antes de desenformar. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir (não o fiz, achei desnecessário, mas fica bonito).

Observação final:

* O tempo indicado no modo de preparo é da receita original. Meu forno não é muito potente e, para mim, levou bem mais tempo do que 35 minutos.

2 comentários:

Agora eu como folha. disse...

Que receita maravilhosa! :o Fiquei com muita vontade de fazer. Bem inusitado. Fantástico, parabéns!

Amanda Santos disse...

brownies de beterraba?nunca experimentei,mas nas fotos tá com uma carinha boa =)
Dá uma passadinha no Blog tem post novo acho que você vai gostar
Caso você se inscreva no Blog deixe o link do seu blog para que assim,eu possa estar retribuindo sua inscrição,te seguindo.
Blog : http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

Printfriendly