Texas Sheet Cake

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Não é incomum que alguém me peça para testar uma ou outra receita. E, para mim, é um grande prazer atender. Como já diz um dos meus autores preferidos de língua portuguesa, "Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros" (Mia Couto in O Fio das Missangas).

Foi com esse carinho que preparei esse bolo para a querida C. - um bolo que há tempos queria provar, mas faltava um empurrão. É o famoso Texas Sheet Cake, um bolo de chocolate bem baixinho, úmido e com quantidades constrangedoras de gordura e açúcar. Normalmente, esse bolo tem cobertura de pecans picadas e torradas, ma preferi usar granulado colorido para torná-los ainda mais cheios de graça e alegria. Tudo que C. precisa e merece :-)

A receita em si é moleza de fazer, mas requer um equipamento especial - uma forma grande e baixa, com bordas, dessas de assar cookies (na gringa, chamam-nas de jelly roll baking pan). Mas, se você não tem uma assadeira assim, tenha em mente o seguinte: o grande lance desse bolo é que ele fica baixinho e fino, feito um brownie. Assim, use as assadeiras que tiver, mas encha até 2 cm de altura, no máximo.

Sobre o bolo, preciso dizer: mesmo tendo diminuído a quantidade de açúcar, ele ficou doce demais para o meu gosto - principalmente a cobertura. Ainda assim, fez o maior sucesso entre o pessoal do trabalho. Talvez por seu jeitão de bolo de infância. Talvez por todo o carinho que havia em cada pedacinho ;-)

Texas sheet cake - um pedaço
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
200 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 xícara de café forte
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal fino
2 ovos em temperatura ambiente
1/2 xícara de iogurte natural não adoçado, em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Para a cobertura:
100 g de manteiga
1/4 de xícara de cacau em pó não adoçado
1/3 de xícara de leite
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 pitada de sal
1/2 xícara de chocolate granulado colorido

Texas sheet cake

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga uma assadeira com 40 cm X 20 cm X 2,5 cm e forre com papel manteiga, deixando 'alças' para fora. Unte o papel manteiga também. Pronto, acabou a etapa mais difícil da receita ;-)

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o cacau e mexa até ficar bem misturado. Adicione então o óleo e o café. Mexa bem e deixe ferver até borbulhar por 30 segundos.

Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco sobre uma grade. Enquanto isso, em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem com um fouet. Adicione então a mistura de cacau aos ingredientes que acabou de peneirar e mexa até combiná-los.

Em uma tigela pequena, misture os ovos, o leitelho e o extrato de baunilha. Adicione essa mistura à massa e mexa com uma espátula de silicone apenas até incorporar.

Deite a massa na assadeira preparada e leve ao forno, na grade do centro. Asse por 20 a 25 minutos ou até que o topo esteja firme e o bolo passe no teste do palito de brownie (isto é, com algumas migalhas úmidas).

Na metade do tempo de forno, comece a fazer a cobertura. Derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio. Adicione o cacau em pó, misture bem e deixe ferver até borbulhar por 30 segundos. Remova do calor e imediatamente adicione o leite. a pitada de sal e a baunilha.

Mexendo vigorosamente, adicione o açúcar, uma xícara de cada vez.

Assim que o bolo sair do forno, espalhe a cobertura sobre ele. Quando estiver menos quente, salpique com o chocolate granulado, pressionando levemente para que ele grude na cobertura (não pressione muito, pois a cobertura é daquelas que fica durinha e quebradiça).

Deixe esfriar completamente antes de cortar em quadradinhos.

Segundo a receita original, o bolo dura até 5 dias em temperatura ambiente, guardado em embalagem hermeticamente fechada. Não tive como testar, pois ele acabou em um piscar de olhos no trabalho ;-)

Um comentário:

Algodão Tão Doce disse...

Amei conhecer o seu blog, já fiquei por aqui!!!Achei maravilhoso!!!
Visite-me:http://algodaotaodoce.blogspot.com.br/
Siga-me e pegue o meu selinho!!!

Obrigada.

Beijos Marie.

Printfriendly