Bolinho de cenoura formigueiro (receita pequena)

sábado, 17 de janeiro de 2015

Quando eu era criança, os adultos tentavam me convencer a comer cenoura com uma dica de saúde seguida da piada mais boba de todas: "cenoura faz bem aos olhos, já viu algum coelho de óculos?". Duhhh. Havia quem levasse a piada mais além e recomendasse comer formigas, já que tamanduás também não usavam óculos. Gaaahhhh.

Pois bem, outro dia, resolvi preparar um bolo que 'combinava' os dois ingredientes: cenouras e formigas. Tá, formigas de mentirinha, como as que aparecem nos bolos tipo formigueiro (que nada mais são que flocos ou granulados de chocolate). Fiz uma receita pitica para atender às necessidades da casa.

Ao contrário dessas piadas terríveis, os bolinhos ficaram umas graças. Não fiz cobertura, pois meus pequenos não gostam muito (por enquanto, néam). Mas, se quiser fazer, vá em frente! Certeza de que vai ficar ainda mais delícia!

Bolo de cenoura formigueiro
Receita adaptada dessa daqui

Ingredientes:

1 ovo
1 cenoura média descascada e picada (a cenoura deve ter uns 100 g, já limpa e descascada)
1/4 de xícara de óleo de canola
1/3 de xícara de açúcar (se quiser, coloque um pouco mais)
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de chocolate granulado ou flocos de chocolate (usei flocos de chocolate Callebaut)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar - se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as e enfarinhe-as. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada ;-)

Bata no liquidificador a cenoura, o óleo e o ovo até obter uma mistura bem homogênea. Acrescente o açúcar e a pitada de sal e bata mais um pouco. Deite essa mistura em uma tigela média, some a farinha de trigo e misture com um fouet até incorporar. Faça o mesmo com o fermento. Por fim, adicione os flocos de chocolate e mexa até que eles fiquem bem distribuídos na massa.

Distribua a massa pelas forminhas preparadas e leve ao forno por uns 15-20 minutos ou até que eles passem no teste do palito. Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

Rende 7 bolinhos.

2 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!
Minha mãe também usava essa técnica...rsrsrs Me convencia tanto que até cenoura crua eu comia! rsrsrs
Hmmmm...esses bolinhos estão uma verdadeira perdição!!!
Beijos e uma semana iluminada pra você! =)

Valeria Val disse...

Ola Leticia
Estou amando essa serie de receitas pequenas de bolinhos. Aqui em casa agora sempre tem um bolinho diferente. E sao todos deliciosos.
Muito obrigada.

Printfriendly