Bolinhos de banana com aveia e passas (receita pequena)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sabe aquele bolo de banana com aveia que, vira e mexe, aparece na minha cozinha, adaptado aqui e ali? Continua tendo um espaço especial no meu coração - é úmido, fofo, cheio de ingredientes saudáveis... e é uma delícia!

Para ficar perfeito para as minhas necessidades, só faltava virar mini-receita - afinal, não tenho muito espaço no freezer. E as crianças enjoam de comer o mesmo bolo sempre. Faltava - não falta mais! Vem comigo e eu mostro como é facinho fazer!

Bolo de banana com aveia e passas
Receita muito adaptada daqui

Ingredientes:

1 banana bem madura, amassada com um garfo (usei uma prata média)
1/2 xícara de aveia em flocos finos*
1/4 de xícara de açúcar mascavo claro (bem apertadinho na xícara medidora)
1 ovo levemente batido
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Opcional - 2 colheres (sopa) de passas escuras sem semente, picadinhas*

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Forre 6 forminhas de muffin de tamanho padrão com forminhas de papel (ou unte com óleo e polvilhe com farinha de aveia, ou use forminhas de silicone e não faça nada).

Numa tigela média, com o auxílio de um fouet, combine a aveia, o açúcar mascavo, o sal e o fermento. Em outra tigela menor, misture o ovo, o óleo e a banana amassada. Despeje a mistura úmida sobre a mistura seca e mexa bem com o fouet, até que tudo fique incorporado e tão uniforme quanto possível.

Acrescente então as passas picadas, misturando até distribuir pela massa. Divida-a então entre as forminhas previamente preparadas e leve ao forno por uns 15-20 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito.

Deixe os bolinhos esfriarem sobre uma grade antes de comê-los. Rende 6 bolinhos assados em forminhas de muffins com capacidade para 1/3 de xícara.

Observações finais:

Optei pela aveia em flocos finos para obter uma textura mais delicada, já que os bolinhos são pequeninos. As passas, piquei para satisfazer as exigências dos meus catadores de frutas. É meio chatinho de fazer, mas gostei muito do resultado - achei que as passas ficaram bem distribuídas na massa. O sabor, que eu tanto gosto, continuou presente, mas sem tantos calombinhos para aquelas boquinhas encontrarem. Deu certo! Ninguém as cuspiu!

4 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Deve ser tão bom!

Clara Brito disse...

Gosto muito de muffins de aveia. Ficaram com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/bundtmania-e-quinze-dias-com-filipa.html

Unknown disse...

ADOREI!!!
Fiz com pêras, banana e passas. Dei um toque de noz moscada também... Maravilha!
Obrigada!

Unknown disse...

Adorei sua receita!
Fiz com peras, passas e um toque de noz moscada e ficou Maravilhoso!!!
Obrigada
Loraine

Printfriendly