Compota de amora preta

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mais uma emergência em meu pequeno freezer - por conta das férias de nosso braço direito, precisamos liberar espaço para congelar comidinhas para as quianças. E as berries congeladas, que eu guardava carinhosamente para uma receita perfeita, precisaram sair à pressas. Fazer o quê, com elas? Compota caseira.

Para preparar esta leva, segui a receita da compota de framboesa caseira. Mas, dessa vez, preferi diminuir a quantidade de açúcar. Ficou muito bom - o ponto ficou perfeitinho, com o azedinho da fruta preservado.

Compota de amora preta

Ingredientes:

800 g de amoras pretas congeladas
400 g de açúcar
Suco de um limão pequeno

Modo de preparo:

Acomode as amoras congeladas em uma panela de fundo grosso e despeje por cima o açúcar. Misture delicadamente e deixe descansar por 1 hora para macerar as frutas.

Passada essa etapa, leve a panela ao fogo médio. Mexa um pouco para que as frutas liberem seu suco e o açúcar se dissolva. Diminua a temperatura, se necessário, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione então o suco de limão e misture bem.

Neste ponto, a compota deve estar começando a tomar forma. Misture de forma suave e constante até que ela alcance a consistência desejada (faça o teste pingando um pouquinho dela num pires - se escorrer lentamente, está no ponto).

Acomode a compota ainda quente em frascos com tampa, esterilizados. Deixe esfriar e conserve em geladeira. Ou siga o passo a passo ensinado pela Akemi para poder manter sua compota fora da geladeira enquanto ela estiver fechada.

5 comentários:

Vah Netto disse...

Tenho um pezinho dessa amora, mas ainda é muito jovem e não produz.. favoritei a receita para algum dia fazê-la!
Poderia dizer quais comidas vc normalmente congela?
Grata!
Vah

Letrícia disse...

Vah, congelo bolinhos e massa crua para cookies e pães de queijo para os lanches; polpa de maracujá sem as sementes para sucos; molho de tomate enriquecido e molho bolonhesa, para uma massinha ligeira; iscas de fígado aceboladas; franguinho ensopado já desfiadinho; arroz cozido em porções pequenas; feijão cozido para temperar. Ufa! É coisa!

Beijos!

Letrícia disse...

Ah, esqueci de mencionar - congelo também milho verde cru, já debulhado, em porções pequenas para fazer curau.

Beijos!

Clara Brito disse...

Adoro compotas caseirinhas.

Ficou com uma cor linda.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/bolo-de-iogurte-e-coco.html

Vah Netto disse...

Muito obrigada! <3

Printfriendly