Mousse de amora e framboesa diet

sábado, 24 de janeiro de 2015

Mousse de amora e framboesa diet

Há alguns dias, as crianças voltaram às aulas na escolinha. A ficha definitivamente caiu: o ano começou. É hora de colar de novo num esquema de alimentação mais regrada e atividade física regular.

Como eu nunca fui capaz de abrir mão de sobremesas, mesmo durante a fase mais rigorosa da VLCD que fiz no ano passado, resolvi pesquisar um pouco em busca de sobremesas diet. Encontrei algumas referências e a partir delas fiz a minha versão.

Olha, vou dizer uma coisa - engana como sobremesa de verdade. E dá para fazer inúmeras variações, já que o sabor fica por conta do pó para suco dietético. Experimente acrescentar frutas picadinhas no fundo do copo, outros sabores de geleia por cima ou, se gostar, deixar no topo uma camada de gelatina.

Não sou fã de sucos industrializados (em pó e dietéticos, então...), mas gostei bastante do resultado final e pretendo repetir outras vezes.

Mousse de amora e framboesa diet - textura
Receita adaptada daqui, daqui e daqui

Ingredientes:

240 g de ricota (usei caseira, que fiz no mesmo dia, mas pode ser industrializada, também)
60 ml de leite desnatado
4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
200 ml de iogurte natural desnatado
1 pacotinho de suco em pó dietético sabor amora e framboesa (quantidade suficiente para preparar 1 L da bebida)
1/2 pacote de gelatina em pó incolor sem sabor
2 colheres (sopa) de geleia diet de amora e/ou framboesa
Água suficiente para deixar a geleia mais fluida

Modo de preparo:

Junte no liquidificador a ricota, o leite, o iogurte, o leite em pó e o suco e bata até ficar bem homogêneo. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem, depois a derreta no microondas ou banho-maria. Junte-a aos outros ingredientes e bata muito bem.

Divida entre 6 tacinhas ou coloque em recipiente único e leve para gelar até que esteja firme.

Para a cobertura, some a geleia com um pouquinho de água e leve ao fogo, mexendo até ficar mais fluido. Deixe esfriar um pouco e cubra cada tacinha de mousse com uma colher de chá de geleia. Pode servir imediatamente ou levar novamente à geladeira (a geleia ficará ligeiramente mais firme).

Observação final:

Se você também não tem costume de usar sucos em pó, vai achar que o gosto deles é muito forte e artificial. Assim, recomendo que você adicione o suco aos poucos e vá provando até chegar ao ponto que agrade o seu paladar.

5 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!!
Hmmmm...maravilhoso! Melhor ainda é comer sem culpa!
Por aqui, estarei de férias até Março para recarregar as baterias!!! Beijos mil e até a volta!!! Fique com Deus!!! =)

Clara Brito disse...

Adorei a versão light...

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/passatempo-festa-de-aniversario-2-anos.html

Patricia disse...

Oi Lê, infelizmente não gosto de alimentos ou bebidas diet ou light, não só pelo sabor, mas por serem realmente artificiais e com adição de inúmeros produtos químicos que podem ser mais prejudiciais que o açúcar. Qual seria a alternativa a esses ingredientes?

Beijos Pati.

Letrícia disse...

Oi, Pati, você pode ferver 1 xícara de suco natural de frutas vermelhas (aquelas que você preferir - bata um punhado delas no liquidificador com um pouco de água e coe) até reduzir o volume à metade. Misture à ricota e ao iogurte e adoce com açúcar, calda de agave ou mel. Possivelmente vai ser necessário aumentar a quantidade de gelatina, já que haverá um aumento do volume de líquido da receita. Não testei nada, mas é o que eu imagino. Cubra com geleia caseira.

Imagino que fique bom, mas não fica diet - diabéticos e gente em dietas de grande restrição calórica não podem passar perto.

Beijos!

Patricia disse...

Obrigada pela dica Lê! Estou bastante restritiva com os ingredientes muito industrializados, especialmente em função da amamentação. Pode deixar, farei o alerta aos que realmente não podem comer açúcar. Beijos, Pati.

Printfriendly