Bolo 'do Shrek' (de agrião com cobertura de chocolate)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Parte da curtição (e da trabalheira) de criar posts para um blog de comida é produzir as fotos. Infelizmente, nos últimos tempos, não tenho tido tanto tempo para me dedicar a esta atividade. Assim, acabo deixando de apresentar coisas legais a você porque não consegui fotografar - e porque nem sempre as fotos do celular ficam grande coisa.

Mas este bolo verdinho fez tanto sucesso em casa e no trabalho que resolvi fazer este post com foto 'marromeno' mesmo. A primeira vez que ouvi falar dele foi no Instagram da querida Yara (autora de um dos blogs mais divertidos que eu já li na vida,o Uia, que infelizmente foi descontinuado). Aliás, gentes, hoje é aniversário da Yara! Tudo de mais feliz em sua vida, moça linda. Quem dera que houvesse mais gente querida no mundo como você :-)

Bolo do Shrek
Por fora, é um bolo bem normalzinho.

Voltando ao nosso bolo, o modo de preparo e a lista de ingredientes lembram o bolo de cenoura de liquidificador, tão comum em nossas cozinhas. Mas, em vez de cenoura, sabe o que ele tem? Agrião. Isso, agrião. E, por isso, ele é verde por dentro. BEM VERDE.

Bolo do Shrek cortado
Por dentro, é verde!

Meu forno anda meio esquisito, assando mais rápido na frente do que no fundo, por isso, acabei tirando o pobre bolo do forno um tiquinho antes da hora. Por conta disso, ele murchou um pouquinho. Mas continuou muito fofo e gostoso.

Minhas quianças, que não são muito fãs de comer o mesmo bolo dois dias seguidos, repetiram felizes. Alice, por sinal, pediu por ele pelo terceiro dia seguido (só não comeu porque eu havia levado para o trabalho, ô dó).

Ah, entre adultos, o bolo também foi sucesso! Houve quem dissesse que era o bolo mais gostoso que havia comido na vida.

Você deve estar se perguntando: mas tem gosto de quê? Tem gosto de bolo, mas com um quê de frescor, e aquele perfume meio floral, do agrião. É bom de verdade. Faça e me conte se gostou.

Bolo de agrião
Receita adaptada daqui e da que a Yara me passou :-)

Ingredientes:

1 maço grande de agrião higienizado e sem os talos mais grossos
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 xícara de óleo de canola
1 xícara de leite em temperatura ambiente
1 3/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel com capacidade para 10-12 xícaras.

Bata as claras em neve e deixe-as reservadinhas.

No liquidificador, bata as gemas, o leite, o óleo, o agrião, o açúcar, o extrato e baunilha e a pitada de sal até obter uma mistura bem homogênea.

Despeje essa mistura líquida em uma tigela grande e peneire por cima a farinha de trigo e o fermento. Misture delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar uniforme.

Por fim, envolva as claras em neve à massa.

Deite a massa na forma reservada e leve ao forno preaquecido até que o bolo passe no teste do palito.

Ah, gente, bolo sem cobertura? Não dá, né? Fiz uma de chocolate - não é aquela que fica durinha e quebradiça, é mais fluida, para os gulosos conseguirem pegar um pouquinho mais do prato de servir ;-). Vamos a ela:

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
30 g de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Junte tudo em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até que a manteiga derreta e a mistura fique uniforme. Deixe que ela levante fervura, mexendo sempre, e desligue o fogo. Despeje sobre o bolo frio.

3 comentários:

Yara disse...

Puxa obrigada!!! Depois dos 39 a gente abafa o caso, hahahaha!! Esse bolo é gostoso mesmo, até o marido, que odeia verdinhos, comeu e nem pediu divorcio, nem me mandou dormir no sofá :o)
(e bom jeito de convencer os pequeninos a comer verduras, né... aqui em casa tá um tal de tchau verdinho e puf, expulsa a verdura do prato...)

Clara Brito disse...

Olá,

Ando com vontade de fazer um bolo de agrião.
Ficou lindissimo o teu bolo.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-4-menu.html

Lylia Diógenes disse...

Nunca tinha visto esse bolo, Letrícia. Mas vou seguir seu conselho e experimentar.
Bj e ótimo fim de semana,
Lylia

Printfriendly