Brownies quádruplos para emergências (chocoláticas)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Brownies para emergências

Se você gosta de chocolate como eu, duvido que não tenha passado por uma emergência dessas em algum momento da vida - aquela hora em que não há palavra de conforto ou abraço que consigam suprimir a necessidade de uma boa porção de chocolate.

Para essas emergências, resolvi deixar sempre à mão uma receita que desenvolvi adaptando algumas outras - uma mistura caseira para brownies que, além de linda, é matadora. O preparo é muito simples: basta uma tigela grande e uma colher de pau (e um pouco de força nos braços - mas só um pouco). Em pouco mais de meia hora, você terá brownie saindo do forno.

Pote de brownie fechadinho
Veja que graça fica a mistura para brownies em pote transparente, organizada em camadinhas.

E que brownie, gente. Um dos melhores que eu já comi. A textura é super fudgy, o sabor é equilibrado e ele fica perfeito em qualquer condição: em temperatura ambiente, levemente aquecido no micro-ondas, para comer com sorvete... mas meu jeito preferido de saboreá-lo ainda é tirando lasquinhas dele direto da geladeira.

Pote de brownie aberto
Receita livremente adaptada daqui e daqui

Ingredientes para a mistura para brownies:

120 g de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal
60 g de cacau em pó não adoçado
275 g de açúcar de confeiteiro
100 g de chocolate amargo em gotas ou pedacinhos (usei um com 70% de cacau)
100 g de chocolate ao leite em gotas ou pedacinhos
100 g de chocolate branco em gotas ou pedacinhos

Modo de preparo da mistura:

Moleza - disponha todos os ingredientes na sequência em que foram listados em um pote com fechamento hermético e capacidade para 1 L. Feche e use em até 1 mês.

Ingredientes adicionais para preparar os brownies:

120 g de manteiga sem sal, derretida e fria
3 ovos levemente batidos
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, adicione a mistura para brownies, os ovos, a manteiga derretida já fria e o extrato de baunilha. Mexa bem com uma colher de pau até os ingredientes secos ficarem bem incorporados.

Deite a massa em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga (com sobras de papel dos dois lados, para formar alças e facilitar a hora de desenformar). Mas, se não quiser ter nenhum trabalho, tenha à mão uma assadeira descartável de alumínio com capacidade para 1,5 L e não precisa untar nada.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC por uns 30 minutos, mais ou menos (faça o teste do palito - lembre-se, ele deve sair com migalhas úmidas). Deixe esfriar um pouco antes de comer. Assim, você obtém uma textura melhor e não queima a língua.

Observação final:

"Mas precisa mesmo acomodar tudo em camadas, em um pote transparente?" Não. Se quiser deixar tudo já misturado em um pote qualquer, vá fundo. É que, assim, organizadinha, a mistura fica linda e vira presente muito facilmente - basta um cartãozinho com instruções de preparo e um laço de fita. Aliás, se eu fosse você, salvava essa receita para o Natal desse ano. Parece longe, mas pense - a gente sente que o Natal foi ontem, mas já estamos em fevereiro!

2 comentários:

Agora eu como folha. disse...

Que lindo! Dá pra perceber que ficou mesmo fudgy. O potinho também ficou lindo. E que choque de realidade você me deu: parece que o natal foi ontem, mas já é fevereiro! :o haha

Beijo.

Talita disse...

Oi, Letrícia! Vim retribuir sua visita no Chocorango e me deparo com essa gostosura! Puxa, estou aqui aguando de vontade...! Hahhaa

Espero que você faça o bolo de banana e maracujá. Várias pessoas fizeram e gostaram demais, espero que você seja mais uma.

Quando quiser trocar figurinhas sobre os pequenos é só me escrever no e-mail (alochocorango@gmail.com) ou Face (Talita Chocorango).

Beijos

Printfriendly