Mull de berinjela (e abobrinha!)

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Adoro receitas que atendem à expectativa - que são incrivelmente vistosas, fotogênicas e que têm um sabor tão impressionante quanto. Mas tenho um xodó especial por aquelas menos pretensiosas, que se disfarçam de simples acompanhamentos para roubar a cena em uma refeição.

Esse foi o caso do mull de berinjelas que vi no Technicolor Kitchen. De cara, não dei muita bola para ele - ah, gente, num blog com os bolos mais lindos do mundo, você realmente vai prestar atenção em um acompanhamento com berinjelas?

Mas, depois de ler o post com calma, resolvi que valia a pena dar uma chance a ele. Numa noite de sexta-feira, depois de já ter colocado as crianças para dormir, resolvi preparar uma adaptação da receita da Pat com o que havia em casa - um tomate a menos, uma abobrinha a mais, nada de ervas frescas.

Ficou tão delícia que eu estou em conflito, entre a vontade de comer toda semana e o medo de desgastar uma receita tão gostosa por repeti-la demais. Acho que vou ter que conviver com esse dilema ;-)

Mull de berinjela (e abobrinha)
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

1 berinjela grande, cortada ao meio no sentido do comprimento e então em fatias de 5mm (usei 4 rajadas e pequenas)
Azeite de oliva quanto baste
Sal e pimenta do reino moída na hora
½ cebola picadinha
2 dentes de alho, amassados e picadinhos
3 tomates maduros, sem as sementes e picados grosseiramente (usei 2)
1 abobrinha média cortada em cubos médios (adição minha)
1 colher (chá) de páprica (usei um defumada espanhola que ganhei de presente)
½ colher (chá) de cominho
1 pitada de pimenta caiena
suco de ½ limão siciliano (usei limão tahiti, não tinha siciliano)
1 punhado de folhas de salsinha picadas (não usei porque não tinha)
3 colheres (sopa) de orégano fresco (usei seco, e só 1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele generosamente com azeite. Arrume as fatias de berinjela sobre o papel, regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Asse por 25 minutos.

Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto e junte a cebola, refogando até que fique transparente. Junte o alho e refogue até perfumar. Junte os tomates, a abobrinha, a páprica, o cominho e a pimenta caiena e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que amaciem. Junte a berinjela e cozinhe por 5 minutos. Acerte o sal e junte mais pimenta do reino se desejar.

Retire do fogo, junte o suco de limão e as ervas e misture. Você pode servir imediatamente e aproveitar o frescor das ervas, ou no dia seguinte, quando os sabores ficam mais intensos e harmoniosos.

2 comentários:

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Deus do céu, fui ver a receita original (adoro o http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/ ) mas devo confessar, vou já para a cozinha e preparar a sua versão, amo essa dupla (berinjelaXabóbrinha)....beijinhos..Obrigada por resolver minha vida no fogão. Só por hoje!!!!
:)
di

Patricia Scarpin disse...

Eu fiquei tão, mas tão feliz que você gostou da receita! Adorei mesmo!

Printfriendly