Picolés de iogurte e amora

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Esses picolés mereciam uma produção mais bonita, pois são muito gostosos e facílimos de fazer.

Desde que os vi aqui, vinha sonhando com o dia em que os prepararia. Ter compota de amoras pretas fresquinha em casa foi o impulso que faltava. Preparei minha versão com iogurte natural caseiro, que deixei dessorando em uma peneira fininha.

Picolé de iogurte e compota de amora
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

330 ml de iogurte natural caseiro, dessorado por 24 horas*
Calda de agave ou mel quanto baste (para adoçar levemente o iogurte)
2 colheres (sopa) de compota de amora preta (use quanto achar suficiente)

Modo de preparo:

É muito simples: numa tigela média, misture o iogurte com mel ou calda de agave suficiente para adoçar levemente. Acrescente a compota de amora e mexa novamente, com muita delicadeza, para que a mistura fique mesclada (o objetivo, aqui, não é uniformidade).

Deite a mistura nas forminhas adequadas e leve ao freezer ou congelador por 5 horas ou até que fiquem durinhos. Desenforme passando as forminhas por água morna.

Observações finais:

* Não faz iogurte natural em casa? Não tem problema - use 2 potes de 170 g de iogurte natural não adoçado industrializado. O processo para extrair o soro do iogurte é aquele: acomode uma peneira fina sobre uma tigela. Forre essa peneira com filtro de papel (desses de coar café), coloque o iogurte dentro e deixe na geladeira para escorrer por, pelo menos 8 horas (eu gosto de deixar 24 horas). Se esse processo for complicar a sua vida, relaxe e use iogurte grego comercial não adoçado - 2 potes devem ser suficientes.

* Ao adoçar o iogurte com mel ou calda de agave, vá com calma, já que você irá misturá-lo a uma compota, que é bem doce.

* Eu listei a quantidade de compota que usei, mas isso vai muito do seu gosto. Mexer mais ou menos, também - eu acho lindo o efeito marmorizado da geleia mesclada ao iogurte, mas você pode querer um tom mais uniforme. É com você.

Um comentário:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Muito, muito gostoso, adorei e vou fazer!
Beijos
CamomilaRosa

Printfriendly