Bolinhos de iogurte mesclados com chocolate (receita pequena)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bolinhos de iogurte mesclado com chocolate

Mais uma receita pequenina para o lanche das crianças. É um bolinho bem bobo, de iogurte, que você prepara a mão num instante. A graça é que 1/3 da massa é reservada para receber um pouco de cacau em pó e, assim, criar o efeito marmorizado.

Alice não achou muita graça - ela está numa fase terrível, em que não quer comer nada - mas Gabriel adorou: não pode vê-los dando bobeira enquanto esfriam que logo confisca o seu.

Bolinho de iogurte mesclado com chocolate
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

7 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1/4 de xícara de iogurte natural
1 ovo
Algumas gotinhas de extrato de baunilha
2 colheres chá) de cacau em pó não adoçado

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar - se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as e enfarinhe-as. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada ;-)

Numa tigela média, misture juntos o iogurte, o óleo, o extrato de baunilha e o ovo (um fouet pequeno dá conta do recado). Peneire sobre essa mistura o açúcar, o sal e a farinha de trigo. Misture com o fouet até a massa ficar homogênea. Some o fermento e mexa delicadamente até incorporar.

Em uma tigelinha, despeje 1/3 da massa preparada. Peneire sobre ela o cacau em pó e misture completamente com o fouet.

Pronto! Agora é hora da diversão: encha as forminhas até a metade com a massa clara. Sobre ela, derrame 1 colher de sopa de massa escura. Distribua o restante da massa clara entre as forminhas (e o restante da massa escura, se tiver sobrado). Passe uma faquinha ou palito de dente dentro da massa para conseguir um efeito marmorizado (com bolinhos tão pequenos, uma vez é suficiente).

Leve os bolinhos ao forno até que estejam crescidos e levemente corados . No meu forno, isso levou cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para se certificar de que estão prontos.

Retire os bolinhos do forno e deixe-os sobre uma grade para que esfriem. Rende 6 bolinhos (usei forminhas de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara).

Observação final:

Gente, acho que não comentei antes aqui, mas quando digo 'xícara' e 'colher', na lista de ingredientes, estou necessariamente falando de medidoras padrão. A colher de chá tem 5 ml, a colher de sopa tem 15 ml e a xícara tem 240 ml.

3 comentários:

Clara Brito disse...

Esses bolinhos ficaram com um asoecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crinkles-de-laranja.html

O cantinho dos Gulosos disse...

que aspeto tão bom, esse interior é muito bom mesmo.


O Cantinho dos Gulosos

Cristina disse...

Receitas com iogurte levam um atestado de bem sucedidas, os bolinhos estão lindos!
Boa semana.

Printfriendly