Bolo duplo de pera com especiarias

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Queria que as fotos deste bolo fizessem jus à delícia que ele é. É tão úmido, tão perfumado, tão fofo. A textura delicada tem a crocância das pecãs, aqui e ali. A doçura é complementada por passas gorduchas, previamente hidratadas. É um bolo que se come suspirando, transportado para outra dimensão, mesmo que por pouco tempo - o tempo de uma fatia.

A receita é uma adaptação de um bolo de maçãs da deusa Dorie Greenspan. Além da maçã fresca ralada, a Dorie utiliza um ingrediente meio diferentão - a apple butter, que nada mais é do um purê bem concentrado de frutas com especiarias e açúcar (e que, pasmem, não leva nadinha de manteiga). Como eu tinha peras e pear butter em casa, fiz uma versão do bolo dela usando peras.

Aí você me pergunta: "Essa tal de pear butter tem para comprar no supermercado?". Não sei dizer, pois fiz a minha em casa, com uma panela elétrica de cozimento lento (crockpot), tomando como referência esta receita da Martha Stewart (a diferença é que eu usei somente peras). Mas sei que também dá para fazer na chama do fogão, como nesta receita aqui.

Ah, eu sei, dá desânimo ter que ir para cozinha para preparar um trem que é só ingrediente para uma outra receita. Mas dê uma chance à pear butter: ela é bem fácil de fazer. E o que você não utilizar no bolo poderá ser consumido da mesma forma que uma geleia - sobre torradas, waffles, panquecas, queijo, iogurte...

Então, bora pra cozinha? ;-)

Bolo de pera com pecãs e passas
Receita adaptada daqui

Ingredientes:
(minha xícara medidora tem 240 ml)

Para o bolo: 
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/4 de colher (chá) de gengibre em pó
1/4 de colher (chá) de sal
10 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 1/2 xícaras de açúcar
2 ovos grandes
1 xícara de pear butter
2 peras médias, descascadas e raladas
1 xícara de pecãs picadinhas
1/2 xícara de passas previamente hidratadas em água quente (deixe-as de molho em água quente por uns 20 minutos, escorra bem e utilize na receita)

Para a cobertura, opcional (eu não fiz): 
1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
Cerca de 2 colheres (sopa) de suco de laranja ou limão espremido na hora

Bolo de pera com pecãs e passas

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 12 xícaras. Se preferir, você também pode utilizar 3 assadeiras pequenas para bolo inglês. Eu usei assadeiras descartáveis de alumínio, que não precisam ser untadas ou enfarinhadas.

Numa tigela média, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias e reserve.

Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média por uns 3 minutos, até obter um creme liso, espesso e claro. Raspe as laterais da tigela sempre que necessário. Adicione os ovos um de cada vez e bata por cerca de 1 minuto a cada adição; a massa ficará leve e fofa.

Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a pear butter à massa - não se preocupe se ela ficar com aparência de talhada, é assim mesmo. Adicione as peras raladas e misture até incorporar. Adicione os ingredientes secos, misturando apenas até que desapareçam na massa e, em seguida, usando uma espátula de de silicone, envolva as pecãs e as passas.

Verta a massa na(s) forma(s) preparada(s), alise a superfície e leve ao forno (na grade central) por cerca de 50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito (dependendo do tipo de assadeira e da potência do forno, esse tempo pode variar muito).

Retire o bolo do forno e deixe que ele esfrie sobre uma grade antes de desenformar. Sirva em temperatura ambiente. Aliás, se puder, quando o bolo estiver frio, embrulhe-o em plástico filme deixe-o quietinho, em temperatura ambiente, de um dia para o outro. Esse descanso vai fazer com que os sabores se harmonizem ainda mais.

Antes de servir, se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro. Ou, se preferir, faça a cobertura indicada pela Dorie: coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e vá adicionando o suco de laranja ou de limão aos poucos, mexendo bem até obter uma mistura lisa e uniforme, que escorra da colher. Espalhe a cobertura sobre o bolo e deixe secar em temperatura ambiente antes de servir.

O bolo se conserva bem por até 4 dias em temperatura ambiente ou por até 2 meses no freezer.

4 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que bolo cheio de sabor imagino o sabor desse bolo deve ser uma explosão de sabores na boca mesmo, adorei.

O Cantinho dos Gulosos

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!!
Esse bolo é um verdadeiro convite à gula, realmente está com aspecto tentador!!
Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

Valentina disse...

Le, nunca fiz pear butter - só apple butter. E como vc vendeu bem a pear butter, vou experimentar com certeza. Ainda mais bolo foto e delicioso. Bjs

Clara Brito disse...

Esse bolo ficou com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dorie-as-sextas-e-um-bolo-de-maca-e.html

Printfriendly