Granola de manteiga de amendoim e chocolate

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eu achava que essa granola que postei há um tempinho era a mais perigosa que já havia provado. Pois bem, eu me enganei. A granola da receita a seguir me faz perder a compostura, o bom senso, o juízo toda vez que chego perto dela. Acabo comendo uma quantidade absolutamente vergonhosa em uma sentada. Para você ter uma ideia, eu a fiz pela primeira vez antes da granola do bem, mas comi tão rápido que não pude sequer fotografar.

A receita é de grife, gente - David Lebovitz em toda a sua glória. Como sou muito abusada curiosa, da segunda vez que a preparei, acrescentei cacau em pó à mistura para um sabor um pouco mais chocolático. Afff, que coisa boa.

Ah, por levar gotas de chocolate, não acho que esta seja uma boa granola para se comer com leite ou iogurte gelados - as gotas ficam duras e bem menos divertidas de comer. Experimente comer pura, com frutas ou com leite morninho. Nhammmmm.

Peanut butter chocolate granola
Receita adaptada daqui

Ingredientes: 

3 xícaras (300 g) de aveia em flocos grossos
1 xícara (150 g) de amendoins torrados, grosseiramente picados
3/4 de xícara (120 g) de chocolate em gotas de sua preferência*
1/2 xícara (70 g) de sementes de girassol sem casca
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de sal marinho
2 colheres (sopa) de cacau em pó (acréscimo meu)
1/2 xícara (130 g) de manteiga de amendoim cremosa (usei Paçoquita cremosa)
1/2 xícara (160 g) de xarope de bordo ou mel de sabor suave (já usei tanto um quanto o outro com ótimos resultados)
1/4 de xícara (60 g) de açúcar mascavo (aperte na xícara ao medir)
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 165ºC.

Em uma tigela grande, misture juntos a aveia, o amendoim, as sementes de girassol (se usar), as gotas de chocolate (atenção à observação final, logo abaixo), a canela e o sal.

Em uma panela pequena, aqueça a manteiga de amendoim, o xarope de bordo, o açúcar mascavo e a água em fogo baixo, mexendo sempre, até que a mistura fique uniforme. Não deixe aquecer demais.

Despeje a mistura de manteiga de amendoim sobre os ingredientes secos e misture muito bem, até que tudo pareça úmido.

Transfira a granola para uma assadeira de cookies e espalhe bem, formando uma camada uniforme.

Asse a granola por 20 a 25 minutos, revolvendo algumas vezes, até que ela fique dourada (não esqueça de dar atenção às bordas da assadeira - a granola que fica lá costuma assar mais rápido que a do centro).

Remova do forno e deixe esfriar completamente. Armazene em um pote hermeticamente fechado, em temperatura ambiente. Deve durar de um a dois meses (isso, se você não pirar e comer tudo no mesmo dia - CUIDADO!).

Peanut butter chocolate granola.

Observações finais:

*Aqui vai uma dica importante: sabe aquele seu chocolate belga de excelente qualidade? Reserve-o para outra receita - nessa granola, ele vai derreter e sumir ao ir para o forno. Dê preferência a gotas que resistam à alta temperatura sem perder o formato.

Mas, se você não tem outro tipo de chocolate à mão ou se faz questão de usar um mais phyno, adicione as gotas à granola quando ela estiver morninha-quase-fria, misturando até distribuir bem.

Nenhum comentário:

Printfriendly