Sobremesa de chia com coco e graviola

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Conhece chia, nega? É uma sementinha escura, lisa e ovalada, que traz muitos benefícios à saúde. "É fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre)." Além disso, em contato com líquidos, a chia forma uma espécie de gel que, supostamente, prolonga a sensação de saciedade em quem o ingere.

Sozinho, o gel não tem gosto de nada. Dá pra tomar puro, que nem remédio. Mas dá para adicionar os seus sabores preferidos e transformá-lo em uma sobremesa levinha, que fica entre o creme e a gelatina. Gente, é bom de verdade. E, se você o servir com frutas bem coloridas ou uma colherada de compota de cor viva, ele fica lindão.

A minha sobremesa não ficou tão simpática das aparências porque eu quis usar compota de graviola para servi-la, e ela não tem uma cor tão impressionante. Mas ficou boa demais! A combinação de graviola com coco é perfeita!

Pudim de chia com coco e graviola
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

100 g de polpa de graviola em estado líquido (usei aquelas prontas, que a gente compra congeladas no supermercado)
140 ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de sementes de chia
Adoçante a gosto (usei sucralose líquida)
Opcional - 1 colher (chá) de compota de graviola (eu só usei porque tenho uma mãe linda que faz ;-))

Modo de preparo:

Misture o leite de coco e a polpa de graviola até ficar homogêneo. Adoce a gosto. Some as sementes de chia, mexendo delicadamente. Deixe quieto por uns 15 minutos - o gel se formará e a mistura ficará espessa.

Divida entre duas tacinhas e leve à geladeira. Sirva gelada. E, se quiser, com compota de graviola (tá bom, desculpa, já estou esnobando).

Observação final:

A receita aqui é pequena, mas pode ser facilmente aumentada de acordo com a sua necessidade. Tenha sempre em mente a proporção: para cada xícara (240 ml) de líquido, 3 colheres de sopa (isto é, 45 ml) de sementes de chia.

2 comentários:

Marly disse...

Oi, Le,

Esta sobremesa alia boa nutrição com aparência de comfort food, que é o que buscamos, né? rsrs. Gostei desta receita e vou salvá-la.
Ah, Le, já quis muito dar uns cursos, para turmas pequenas, só para interagir, compartilhar o que aprendi e - de quebra - ganhar um dinheirinho, rsrs. Mas sempre tem aparecido fatos que me levam a adiar esta intenção, então a coisa vai sendo adiada.

Um beijo

Valentina disse...

Achei genial o uso da graviola aqui. Em algumas feiras ou supermercado asiático poderei achar graviola. Fiquei ate inspirada a achar. Depois te conto se fizer. Beijocas.

Printfriendly