Bolo invertido de chocolate com banana

terça-feira, 5 de maio de 2015

Esse bolo é um grande sucesso por onde passa. Também, pudera - que combinação matadora é banana caramelada e bolo de chocolate. Já o fiz em versão 'adulta', usando cacau em pó, e em versão 'infantil', usando chocolate em pó. Foi um estouro!

Recomendo que você o prepare em uma forma de 25 cm de diâmetro - ou de, no mínimo, 23 cm. O caramelo das bananas penetra melhor na massa em um bolo mais baixinho. E, por favor, siga direitinho a instrução de preparo da forma. Eu fui desatenta e paguei caro - politraumatizei o pobre do bolo. Mas ninguém que o provou falou algo sobre 'o bolo quebrado feio de doer', só sobre 'aquele bolo divino, quando você traz de novo?' ;-)

Gina, receita incrível, como tudo que você faz! Obrigada por compartilhar essa gostosura, querida!

Bolo invertido de chocolate com banana
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

Para a cobertura:
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar mascavo (bem apertadinho na xícara medidora)
1/2 colher (chá) de canela em pó
5 bananas em rodelas (talvez você precise de menos bananas, vai depender do tamanho da sua forma e das bananas)

Para o bolo:
1/3 de xícara de leite (usei desnatado porque é o que tenho disponível)
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
6 colheres (sopa) de óleo de canola
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
2 colheres (chá) de canela em pó
1 xícara de chocolate em pó de boa qualidade (ou cacau em pó não adoçado, para paladares mais adultos)
1/2 xícara de água quente
1 1/3 de xícara de açúcar mascavo bem apertadinho na xícara medidora (se usar cacau, aumente para 1 1/2 xícaras)
1 pitada de sal
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Comece preparando a assadeira. Em uma panelinha, leve ao fogo a manteiga, a canela e o açúcar mascavo, mexendo até formar uma calda lisa e espessa. Espalhe-a uniformemente no fundo da assadeira. Distribua por cima as rodelas de banana, formando círculos concêntricos. Reserve.

No liquidificador, junte o leite, a manteiga, o óleo, os ovos, a canela e o chocolate em pó e bata até que a mistura fique homogênea. Some então a água quente, lentamente, batendo em velocidade baixa (gosto de fazer assim porque morro de medo que o calor da água cozinhe os ovos). Adicione então o açúcar mascavo e bata até que a mistura fique bem lisa.

Deite o conteúdo do liquidificador em uma tigela grande e, por cima, peneire a farinha de trigo e a pitada de sal. Mexa bem com um fouet ou colher de pau até incorporar. Por fim, envolva delicadamente o fermento.

Despeje a massa sobre as bananas e leve o bolo ao forno até que ele passe no teste do palito (no meu forno, levou mais de 40 minutos).

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 15 minutinhos. Passado esse período, passe uma faquinha fina ao longo da borda da forma e desenforme cuidadosamente no prato de servir. Sirva em temperatura ambiente.

Observações finais:

Viu que eu não pedi que você untasse ou untasse e enfarinhasse a forma? É porque você não deve fazer. O bolo precisa ter onde se 'agarrar' para crescer de maneira uniforme. Se você untar e enfarinhar, ele não poderá grudar nas paredes na forma e crescerá mais no centro - um verdadeiro desastre para um bolo invertido.

4 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

ficou com aspeto mesmo delicioso.


O Cantinho dos Gulosos

Marly disse...

Oi, Le,

Já fiz bolo de chocolate com bananas, mas não nesta versão 'upside down', vou já salvar esta receita! rsrs. Quanto aos desafios da maternidade, realmente, não são nada fáceis, os filhos exigem muito dos pais. Porém, depois que eles crescem e se tornam independentes, a gente se pega com saudades das crianças que eles foram, rsrs.

Um beijo e ótima semana!

Yara disse...

Fiz esse fim de semana, mas não desenformei porque preguiça é meu sobrenome :o) Que delicia!! Ficou muito muito bom mesmo, nem deu tempo de tirar foto (e é ótimo pra aproveitar as bananas que o pequeno come só metade e deixa o resto) :o)

Gina disse...

Agora que vi a reprodução desse bolo delicioso. Estou doidinha pra fazer novamente.
Grata pela menção!
Bjs.

Printfriendly