Bolinhos integrais de maçã e passas (receita pequena)

sábado, 27 de junho de 2015

Este bolinho foi criado durante um cochilo pós-almoço das crianças. Nesse dia, os dois estavam sonolentos e recusaram boa parte da refeição - inclusive a sobremesa, fatias de maçã sem casca.

Enquanto os dois dormiam, fiquei olhando para aqueles pedacinhos de maçã já querendo escurecer, pensando se eu os comeria, mesmo sem vontade, ou se inventaria outra coisa.

Inventei de picá-los bem pequenininho e combiná-los com passas e um cheirinho de canela. Para serem mais saudáveis, farinha integral e açúcar mascavo. Um resto de suco de maçã que deu bobeira na geladeira. E óleo vegetal, para o bolinho ficar sem lactose. Para terminar a brincadeira, polvilhei misturinha de açúcar com canela antes de levar ao forno. O resultado foi este da foto.

Bolinhos integrais de maçã e passas

Os bolinhos ficaram fofos, úmidos, com pedacinhos de fruta aqui e ali e um gostinho muito bem vindo de maçã. O açúcar polvilhado no topo formou casquinha crocante e ficou beeeeem bom.

Assim que acordou, meu mocinho já agarrou o seu e devorou-o, entre muitos suspiros. A moça... bem, a moça continua não gostando de bolos.

Bolinho integral de maçã e passas
Receita inventada na minha cozinha ;-)

Ingredientes:

1/4 de xícara de suco de maçã (usei um integral não adoçado)
2 1/2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ovo
1/4 de xícara de açúcar mascavo apertado na xícara
6 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 maçã fuji em cubinhos de 0,5 cm de lado
2 colheres (sopa) de passas picadinhas

Misturinha de açúcar e canela para polvilhar os bolinhos:
2 colheres de chá de açúcar demerara + 1/2 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare 7 forminhas de muffins de tamanho standard - se forem de metal, unte e enfarinhe ou forre com forminhas de papel. Se forem de silicone, não precisa fazer nada.

Em uma tigelinha, junte as frutas picadinhas e adicione 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral, misturando bem até que tudo fique coberto. Reserve.

Em outra tigelinha, misture o restante da farinha de trigo, o fermento e a pitada de sal.

Em uma tigela média, misture o suco, o ovo e o óleo com o auxílio de um fouet até ficar bem misturado. Some o açúcar e misture até que ele fique completamente dissolvido. Some os ingredientes secos, mexendo até incorporar. Por fim, envolva as frutas, com o auxílio de uma espátula de silicone.

Verta a massa nas forminhas preparadas e leve ao forno até que os bolinhos passem no teste do palito (no meu forno, isso leva 18 minutos).

Deixe os bolinhos esfriarem sobre uma grade antes de comer.

Rendimento: 7 bolinhos

Um comentário:

Clara Brito disse...

Esses bolinhos ficaram com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/dorie-as-sextas-e-um-gelado-de-mirtilo.html

Printfriendly