Bolinhos de mandioca e coco (receita pequena)

sexta-feira, 3 de julho de 2015

No ano passado, comentei com vocês que havia quebrado o dedo do pé em uma topada, lembram? Pois creiam-me: eu fiz a mesma besteira de novo - o mesmo tipo de acidente, o mesmo tipo de fratura, só que agora no pé esquerdo.

Ficar de molho em casa e com clima friozinho já me daria vontade de ligar o forno. Mas, com o iminência das férias escolares, assar coisinhas gostosas virou urgência, já que muito em breve terei dois comedores de bolo, biscoito e pãozinho em casa. Para dar conta de oferecer lanches sempre diferentes, só preparando e congelando receitas pequenas. Como é o caso desta.

Estes bolinhos foram uma adaptação bem sucedida da receita de bolo de mandioca com coco que sempre faço. É a minha receita favorita - e das crianças também!. É úmida, doce na medida e, diferentemente de muitos bolos de mandiocas que a gente vê por aí, é fofinha. Nada contra os bolos mais densos, que parecem pudins - pelo contrário, gosto demais deles. Mas ainda prefiro esse bolo.

Bora passar um café para comer com esse bolinho de mandioca?

Bolinhos de mandioca e coco
Receita adaptada desta daqui

Ingredientes:

150 g de mandioca crua, descascada e cortada em cubos médios
1/4 de xícara de leite de coco
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de óleo de canola
1 ovo
1/3 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
50 g de coco ralado
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar - se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as com óleo e polvilhe-as com açúcar. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada ;-)

Bata no liquidificador a mandioca, o óleo, o leite de coco e o ovo até obter uma mistura bem homogênea. Acrescente o açúcar e a pitada de sal e bata mais um pouco. Adicione o coco ralado e bata até ficar bem uniforme. Por fim, desligue o liquidificador e adicione o fermento, misturando com uma espátula de silicone até incorporar.

Distribua a massa pelas forminhas preparadas e leve ao forno por uns 20 minutos ou até que eles passem no teste do palito. Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer. Rende 7 bolinhos (feitos em forminhas com capacidade para 1/3 de xícara).

Bolinho de mandioca e coco visto por dentro
Dá pra ver como é fofinho?

Observação final:

Viu a lista de ingredientes? É isso mesmo, sem glúten e sem lactose! Aêêê!

Um comentário:

Clara Brito disse...

Belos bolinhos.
Levo a receita comigo.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/pao-de-santo-antonio.html

Printfriendly