Compota caseira de damasco, laranja e canela

sábado, 25 de julho de 2015

Nem ia postar esta receita. Primeiro, porque já a vi por aí em muitos blogs legais. Segundo, porque não fiz qualquer alteração digna de nota. Mas quando a gente vê a compota ganhar forma e cor, sente o cheiro delicioso, prova a textura perfeita, dá vontade de compartilhar com outras pessoas.

Preparar é moleza - o maior trabalho é picar o damasco. E não precisa temer pela integridade dos seus braços. Basta mexer de vez em quando, apertando as frutas com as costas da colher de pau. Se você quiser, pode obter uma textura mais fina com um mixer de mão, mas não é realmente necessário.

Como os meus damascos não estavam muito doces, o produto final também não ficou. Mas eu não me aperto - separo a porção que vou consumir, acrescento uma gotinha de sucralose e a compota já fica no ponto.

Compota de damasco, laranja e canelaReceita da musa Rita Lobo

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de damasco seco em cubinhos
1 xícara (chá) de caldo de laranja
3 xícaras (chá) de água
1 pau de canela
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira (não tinha, suprimi)

Modo de preparo:

Numa tábua, pique os damascos em fatias e, as fatias, em cubinhos. Transfira para uma panela média.

Adicione à panela o suco de laranja, a água e a canela em pau. Misture e leve ao fogo médio até ferver.

Depois que levantar fervura, deixe a panela semitampada, mexendo de vez em quando. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos, pressionando os damascos com as costas de uma colher durante o processo (usei um amassador de batatas).

Desligue o fogo e amasse um pouco mais os damascos. Junte a água de flor de laranjeira (se usar) e transfira para um pote de vidro grande (com capacidade para uns 800 ml), esterilizado. Quando esfriar, tampe e armazene na geladeira.

Um comentário:

Clara Brito disse...

Hummm adoro damascos. Essa compota ficou com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/desafio-acores-e-carapaus-de-agraco-na.html

Printfriendly