Gelatina mosaico diet

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Gelatina mosaico diet

Na minha infância, comi muita gelatina. Foi possivelmente a primeira 'sobremesa' que aprendi a fazer sozinha. Adorava vê-las prontas, coloridas, transparentes e tremilicantes, como se fossem joias de comer.

Aí fiquei velha adulta e desgostei totalmente de gelatina. Comecei a achar a textura esquisita e desagradável. Mas, no meio de tanto nojinho, restou uma exceção: a tal da gelatina mosaico, com seu visual retrô e irresistivelmente cafona.

Nos meus tempos de quiança, a parte leitosa da gelatina mosaico era feita com gelatina sem sabor, leite condensado e creme de leite integral. E não tinha o menor problema - eu gastava tudinho que comia pulando corda e andando de bicicleta feito uma maluca.

Mas os tempos são outros e eu preciso pegar leve nas sobremesas para continuar cabendo nas minhas calças. Assim, preferi fazer uma versão light/diet da minha gelatina preferida. Troquei a gelatina comum por gelatina diet (adoçada com sucralose). A dupla creme de leite +  leite condensado foi substituída por creme de leite light ou iogurte desnatado.

O resultado? Não vou dizer pra vocês que ficou igualzinho ou melhor do que a versão da minha infância, até porque é pedir demais. Gelatinas diet são bem menos gostosas que as comuns. E leite condensado não é viciante à toa - o danado dá um gosto bom para as coisas. Mas fica gostosinho, mata a vontade de um docinho e não pesa na consciência.

Gelatina mosaico dietReceita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

3 caixinhas de gelatina diet de sua preferência (sugiro uma vermelha, uma verde e uma amarela)
1 caixinha de creme de leite light (200g) ou 2 copos de iogurte desnatado não adoçado (160g), previamente dessorado
750 ml de água fervente

Modo de preparo:

Ferva 500 ml de água e divida-a igualmente entre dois potes (sugiro que eles sejam quadrados ou retangulares para facilitar sua vida). Em um deles, dissolva a gelatina verde. No outro, a gelatina vermelha. Misture muito bem até que não haja resíduos. Leve à geladeira até ficar bem firme.

Passado esse período, prepare o creme claro: dissolva a gelatina amarela em 250 ml de água fervente, misturando bem. Depois que esfriar um pouco, adicione o creme de leite ou o iogurte dessorado, misturando bem com o auxílio de um fouet. Reserve.

Separe 10 potinhos com capacidade para 120 ml. Retire as gelatinas já durinhas da geladeira e corte-as em cubos médios (de mais ou menos 1 cm). Distribua os cubinhos igualmente entre os potinhos. Por cima, despeje o creme de gelatina amarela (não encha demais para não ter dificuldade ao tampá-los). Tampe os potinhos e leve a geladeira até firmar.

Se usar creme de leite light, cada potinho terá cerca de 43 calorias. Se usar iogurte desnatado dessorado, cada potinho terá 24 calorias.

Observação final:

Para extrair o soro do iogurte, acomode uma peneira fina sobre uma tigela. Forre essa peneira com filtro de papel (desses de coar café), coloque o iogurte dentro e deixe na geladeira para escorrer de um dia para o outro. Desta forma, você terá um iogurte mais espesso e saboroso.

2 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que ótima sugestão mesmo muito saudável ótimo para trazer para o trabalho.


O Cantinho dos Gulosos

Clara Brito disse...

Hummm essa gelatina fez crescer água na boca.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Printfriendly