New York Style Bagels

sábado, 11 de julho de 2015

Posso ser sincera? Não entendo nada de Nova Iorque - nunca estive lá, embora tenha vontade de conhecer. Também não sou conhecedora de bagels. Nunca havia comido um até o começo deste ano. E, de verdade, não me lembro bem como era. Acho que não me deixou uma impressão muito marcante.

O hômi, em compensação, os adora. Perto de onde faço atividade física, há uma lojinha que vende bagels e é de lá que vêm os que ele come. Até agora, pelo menos.

Preparei essa receita aproveitando um período de bobeira em casa (por conta de um dedo do pé quebrado e conjuntivite - sim, estou bichada a ponto de fazer combo). Não vi grande diferença entre a lista de ingredientes dos bagels e dos pães comuns - o que muda é o modo de preparo - antes de irem ao forno, eles passam rapidamente por um banho de água fervente.

Ficaram bem apessoados, mas e o gosto? Como não estou podendo fazer atividade física, estou evitando comer carboidratos pesadões, por isso, deixei a degustação toda por conta do hômi. Ele comeu e comentou: "Estão bem parecidos com os da loja". - "Mas...?" - "Não tem mas. Estão bem parecidos. Muito bons.".

E você, conhece bagels? Sabe avaliar se um bagel é bom ou mais ou menos? Se ele está no estilo de Nova Iorque ou não? Bom, a receita segue abaixo. Teste e me conte, por favor :-)

NY Style Bagels
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 1/2 colheres (sopa) de açúcar
300 ml de água morna
500 g de farinha de trigo (se você tiver farinha própria para pão, use)
1 1/2 colher (chá) de sal

Coberturas opcionais:
1 ovo ligeiramente batido (para servir de cola para a cobertura)
Sementes de gergelim, sementes de papoula, sementes de alho fresco picadinho, cebola fresca picadinha, sal grosseiramente moído (eu usei queijo parmesão e orégano)

Modo de preparo:

Em uma tigelinha, junte o açúcar, o fermento e a água morna, Deixe quietinho por 5 minutos, até espumar. Misture até o açúcar dissolver e reserve.

Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Faça uma cavidade no meio e despeje a mistura de fermento. Incorpore a água à farinha até obter uma massa que possa ser sovada.

Transfira a massa para a superfície de trabalho muito levemente enfarinhada e sove até que a massa fique lisa e elástica (uns 10 minutos).

Acomode a massa em uma tigela grande levemente untada com óleo vegetal e cubra-a com um plástico (levemente untado também).  Deixe crescer por 1 h ou até que a massa dobre de volume.

Murche a massa com um soquinho e deixe descansar por 10 minutos. Divida-a em 8 pedaços iguais e modele-os em formato de bola. Com o dedo indicador enfarinhado, faça um buraco na bola de massa, trespassando-a. Alargue o buraco até que ele tenha 1/3 do diâmetro da bola. Acomode em uma assadeira grande levemente untada. Repita o procedimento com as demais bolas de massa. Cubra tudo com um pano de prato limpo, levemente umedecido, e deixe descansar por 10 minutos. Neste momento, ligue o forno a 220ºC.

Encha uma panela grande de água e leve ao fogo até ferver. Quando a água borbulhar, abaixe bem o fogo. Com o auxílio de uma escumadeira, coloque os bagels na água (eu fiz um de cada vez, mas faça a quantidade que achar melhor). Deixe por 1 minuto de cada lado (se quiser uma textura mais ao gosto dos novaiorquinos, deixe 2 minutos de cada lado). À medida que terminar o procedimento, vá acomodando os bagels em uma assadeira grande levemente untada.

Se quiser, pincele os bagels com o ovo batido e espalhe por cima a cobertura de sua preferência.

Leve os bagels ao forno por 20 minutos ou até que eles fiquem com uma bela cor dourada. Retire-os do forno e deixe que esfriem sobre uma grade até que fiquem morninhos. Coma-os com manteiga, cream cheese ou o que mais gostar.

2 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Eu não conhecia, mas confesso que fiquei com muita vontade de dar uma mordida!
Vou anotar a receita já!
Beijos!
CamomilaRosa

Clara Brito disse...

Esses pãezinhos ficaram lindíssimos e com um aspecto bem fofinho.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/tarte-de-courgette.html

Printfriendly