Açúcar aromatizado com cascas de laranja

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Outro dia comprei laranjas-baía para fazer um bolinho para os meus filhos. Estavam tão cheirosas que não resisti - tirei as cascas delas. Usei um pouco no bolo, mas fiquei com uma boa sobra que não teria uso imediato. Ai, meu São Benedito, faço o que com as coitadas das cascas?

Foi quando me lembrei de ter visto em algum canto alguém que aromatizava açúcar com casquinhas de laranja e que, depois, acondicionava em potes lindos e dava de presente. Fui atrás de uma receita e a encontrei no site português da Bimby (ou Thermomix - um multiprocessador potente que pode aquecer e, até mesmo, cozinhar os alimentos enquanto os tritura).

É muito fácil de fazer. Mas, devo alertar, rende bem pouquinho (cascas secas de laranja não pesam quase nada). O que, pensando bem, é gostoso - assim, qualquer iogurte ou chazinho em que você o utilize vai ganhar ares de momento especial ;-)

Açúcar aromatizado com cascas de laranjaReceita daqui

Ingredientes:

Cascas de quantas laranjas você quiser
Açúcar quanto baste (para cada 10 g de casca seca, você usará 300 g de açúcar)

Equipamentos:

1 ralador para cascas de cítricos
1 assadeira forrada com papel manteiga ou toalha de papel
1 multiprocessador ou liquidificador

Modo de preparo:

Lave bem as laranjas e seque com um pano limpo. Com o ralador específico, retire as cascas das frutas, tomando o cuidado de não atingir a parte branca (se isso acontecer, as cascas deixarão um sabor amargo no açúcar).

Forre o fundo de uma assadeira com toalha de papel ou papel manteiga e distribua as cascas de laranja por cima. Deixe em um local bem arejado e protegido por 2 dias ou até que as cascas fiquem bem secas.

Agora é hora de usar uma balança: pese as cascas secas. Multiplique esse valor por 30 e tchanan, você terá a quantidade de açúcar necessária para a receita.

Coloque as cascas no copo do multiprocessador ou liquidificador e bata até pulverizar. Some o açúcar e bata até ficar bem homogêneo.

Acondicione o açúcar em um pote hermeticamente fechado e mantenha em temperatura ambiente.

5 comentários:

Cristina disse...

Adorei a sugestão, algumas vezes encontro laranjas com cascas tão lindas, que tenho dó de colocá-las fora, vou fazer com certeza!
Bj e boa semana.

Geórgia disse...

Já aromatizei açúcar com pau de canela e ficou ótimo. Adorei a sua idéia, vou testar com certeza.

Marly disse...

Oi, Le,

Receita legal! Sou muito fã de açúcares e sais temperados, rsrs. Eles realmente dão um toque especial às iguarias em que são acrescentados.

Um beijo e ótimo mês de setembro pra vocês!

Barbara Vedovello disse...

Nossa, adorei essa dica, vou fazer!

Beijos,

aguardo sua visitinha...

www.turistadeavental.com.br

Mª Fátima disse...

Olá Letícia! Passei para conhecer seu cantinho e fui ficando por aqui. Gostei dos seus posts e das delícias feitas por você. Estarei sempre por aqui para não perder as novidades. Bjs e ótima semana.

Printfriendly