Bolo/brownie de farinha de aveia (ou brownie nuvenzinha ;-))

terça-feira, 18 de agosto de 2015

"Lá vem ela. Com outro bolo/brownie. Já vi tudo."

Calma, antes de se irritar comigo, posso contar uma novidade bem bacana? A Natue, loja virtual de produtos naturais e de bem-estar da qual sou cliente há mais de um ano, agora é parceira do No Calor do Fogão! 

Com isso, receitas com uma pegada um pouco mais saudável e/ou destinadas a quem tem algum tipo de restrição alimentar devem aparecer por aqui com mais frequência. O que não quer dizer que a gordice será banida deste blog. Nevah.

A receita a seguir é uma combinação disso. Pense em um brownie delícia, chocolatudo, doce na medida. Agora pense neste sabor com uma textura leve, fofinha, que quase desmancha na boca. Parece bom? Eu sei. Mas é ainda melhor quando você come.

O que faz este brownie ter uma textura tão boa e tão diferente? Farinha de aveia, essa belezinha rica em fibras, vitaminas e sais minerais. E um tanto mais de líquido, para garantir a umidade da massa.

Meu crítico mais exigente de brownies, o hômi, foi categórico - "para mim, não é brownie se não for fudgy". E, depois de mais um pedaço, acrescentou: "mas é uma delícia".

Bolo-brownie com farinha de aveiaReceita bastante adaptada daqui

Ingredientes:

3/4 de xícara de farinha de aveia (usei a da Monama, certificada - a farinha de aveia mais bonita que já vi)
1/4 de xícara de cacau em pó não adoçado
1/4 de colher (chá) de fermento em pó*
1/4 de colher (chá) de sal
3 ovos grandes
3/4 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 de xícara de café forte coado (usei 1 shot de Nespresso)
100 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de gotas de chocolate meio amargo
1/2 xícara de chocolate meio amargo para decorar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio, deixando sobras de uns 5 cm nas laterais da assadeira (elas formarão 'alças' que ajudarão muito na hora de desenformar o bolo). Unte o papel alumínio (mas não as 'alças').

Em uma panelinha, leve ao fogo baixo a manteiga até que derreta. Apague o fogo e acrescente 1/2 xícara de gotas de chocolate, misturando delicadamente com uma colher de pau até obter uma mistura uniforme. Reserve.

Em uma tigela grande, junte os ovos e o açúcar e bata com um fouet até que o açúcar derreta e os ovos espumem um pouco. Some o extrato de baunilha e o café e misture bem (se o café estiver quente, adicione-o aos pouquinhos, mexendo sempre, para que o choque térmico não cozinhe os ovos).

Nessa altura, a mistura de chocolate e manteiga já deve estar morna. Acrescente-a à tigela com a mistura de ovos e bata com o fouet até ficar homogênea.

Sobre essa mistura, peneire a farinha de aveia, o cacau em pó, o sal e o fermento e mexa até incorporar. Não se assuste: a massa ficará fluida como massa de bolo (e não pesada feito a de brownie).

Verta a massa na assadeira preparada e espalhe por cima o restante das gotas de chocolate. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito (ao ser espetado no bolo, o palito sai com algumas migalhas úmidas).

Deixe a assadeira esfriar sobre uma gradinha antes de desenformar e servir.

Bolo-brownie com farinha de aveia (pedaço)

Observações finais:

- Outro dia descobri que há fermentos químicos em pó que contêm glúten. Assim, caso pretenda fazer essa receita para alguém com restrição séria a glúten, além de usar aveia certificada, por favor, fique atento ao fermento.

- Até o fim de agosto, a Natue está fazendo uma promoção bem legal da Natuebox, uma assinatura mensal de uma caixa de produtos saudáveis para lanches e receitas especiais. O conteúdo varia todo mês, sendo selecionado pelas nutricionistas da Natue a cada edição. A caixa inclui pelo menos 8 produtos e, claro, tem um preço mais interessante do que uma compra avulsa. Achou legal? Clique aqui para saber mais um pouquinho.

Com a sinceridade que me é peculiar, tenho que dizer que não sou assinante da Natuebox, por mais que eu goste muito da ideia de receber, todo mês, uma caixa cheia de novos sabores e ingredientes. Minha preocupação é que eu acabe deixando algum produto legal estragar porque não consegui tempo para utilizá-lo (nos últimos meses, isso tem acontecido com uma frequência maior do que eu gostaria :-/).

- Este post é fruto de uma parceria E reflete a minha opinião sobre essa empresa e seus produtos. Em respeito ao seu carinho e atenção, só falo aqui do que já testei e gostei.

5 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que bom aspeto pode vir vários brownies que não me importo nada


O Cantinho dos Gulosos

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!
Eu não me incomodo, pois quanto mais receitas de brownies melhor!
Este seu tem uma receita realmente mais saudável que os habituais! Fiquei com vontade de testar!!
Beijos mil e boa semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Marly disse...

Oi, Le,

Parabéns pela parceria, que venham muitos pratos saborosos e mais naturais e saudáveis, rsrs. Que brownie mais apetitosa, a foto da fatia é muito tentadora!
Ah, Le, o bom daquela receita de bolachas digestivas é que a gente pode ir adaptando-a ao próprio gosto. Já a fiz com mais aveia, mais manteiga e outros ingredientes, rsrs. De qualquer modo, acho que ela ainda fica mais saudável do que as bolachas comuns.

Um beijo e ótimo fim de semana pra você e os seus queridos

Gabriella disse...

Será que tem problema se não usar o café?

Letrícia disse...

Oi, Gabriella! Na verdade, o café fica tão sutil que nem dá para perceber. Ele é usado mais para realçar o sabor do chocolate. Mas pode usar só água em temperatura ambiente, no lugar dele.

Abraços!

Printfriendly