Bolo/brownie triplo de chocolate (low-fat)

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A Ka é minha amiga há uns bons anos. É cozinheira de mão cheia e sabe combinar nutrição e sabor como poucas pessoas.

Quando a Ka diz que algum prato é nutritivo, eu levo a sério, pois sei como isso é importante para ela, principalmente agora, que está grávida. Agora, quando ela diz que é bom, eu paro o que estiver fazendo para preparar também, pois deve ser ooooohhhhhmeuDeeeeeus de bom.

Vi esta receita no blog da Ka há algumas semanas, mas não pude prepará-la, já que estava em contenção calórica (por conta do dedo do pé quebrado). Ficou para agora, que já estou de volta à atividade física e posso comer um pouquinho mais.

A receita é cheia de pontos fortes. Primeiro, tem preparo fácil (não precisa de liquidificador ou batedeira). Segundo, leva pouco açúcar, um só ovo e nenhuma gordura adicionada além da presente nos ingredientes. A textura e a doçura são emprestadas, pasme, por banana madura e purê de maçãs.

E como fica?, você me pergunta. Aí vem o terceiro ponto forte: fica delicioso. Fica entre o bolo e o brownie - é mais denso do que um bolo, mas não chega a ser compacto como os brownies fudgy (meus preferidos). É úmido, doce na medida e chocolatudo até não mais poder.

Uma receita que merece ser guardada. Melhor ainda: que merece estar pregada na porta da geladeira para ser repetida sempre.

Bolo-Brownie triplo de chocolate (low-fat)Receita adaptada daqui, vista primeiro aqui

Ingredientes:

3 bananas maduras, bem amassadas
3/4 de xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de purê de maçã (applesauce, lembra que eu já falei dele aqui?)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo ligeiramente batido
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo
Mini-gotas de chocolate para decorar (opcional - usei mini-gotas de chocolate ao leite)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio, deixando uma sobra de uns 5 cm nas laterais da assadeira (elas formarão 'alças' que ajudarão muito na hora de desenformar o bolo). Unte o papel alumínio (mas não as 'alças').

Em uma tigela média, peneire juntos os ingredientes secos: farinha, cacau em pó, sal e bicarbonato. Misture com um fouet até ficar uniforme. Adicione então as gotas de chocolate amargo, misturando até que elas fiquem bem 'empoeiradas' (isso deve impedir que elas afundem ao serem misturadas à massa). Reserve.

Em uma tigela grande, junte as bananas amassadas e o açúcar e misture bem, até que o açúcar se dissolva. Acrescente o purê de maçã, a baunilha e o ovo e misture até ficar homogêneo. Adicione então os ingredientes secos, envolvendo com cuidado até incorporar.

Despeje a massa na assadeira preparada, espalhe por cima as mini-gotas de chocolate e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito para brownies (ao ser espetado no bolo, o palito sai com migalhas úmidas).

Observações finais:

Para deixar esta receita própria para alérgicos e intolerantes a leite, unte a assadeira com óleo vegetal e utilize gotas de chocolate sem leite.

Para deixá-la vegana, faça as alterações acima e, em vez de ovo, use 1/3 de xícara de água + 1 colher (chá) de vinagre branco.

Para fazê-la adequada a celíacos e intolerantes ao glúten, substitua a farinha de trigo por farinha sem glúten (pode ser aveia certificada, farinha de arroz ou a mistura sem glúten que você mais gosta).

Um comentário:

Clara Brito disse...

Hummm que bela gulodice.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Printfriendly