Fudgy brownies (receita pequena!)

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Andamos chocolatudas nos últimos tempos, né. Pois é. Como estava controlando minha alimentação com pulso firme, acabei represando um monte de receitas com chocolate (sacumé, não sabe brincar, não desce para o play - e eu definitivamente não sei brincar quando o assunto é chocolate).

Esta receita tem me esperado no Pinterest, marcadinha com coração e tudo, desde o dia em que a vi pela primeira vez. São brownies fudgy dos bons, com aquela textura densa que parece doce de corte. Lembram estes daqui (os preferidos do hômi).

Mas o que faz essa receita tão especial é o tamanho. 'Pititica', pra ninguém ser assombrado cada vez que passar pela porta da cozinha. O que, você não sofre desse mal? Eu sofro - toda vez que faço brownies, os danados rapidamente descobrem o meu nome e ficam me chamando o dia inteiro, até que eu coma a última migalha.

Está vendo os dois pedaços da foto? A receita rende quatro destes, no total. Quer saber o tamanho deles em centímetros? Eu quereria, por isso, vou contar pra você: eles têm uns 6 cm de lado e 2 cm de altura. São pedaços generosos, pra ninguém achar que não comeu o suficiente.

São fáceis demais de preparar, têm o tamanho certo para matar vontades loucas de chocolate e são brownies realmente excelentes. O risco que há é você querer preparar um desses todos os dias. :-P

Fudgy Brownies (receita pequena) Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

50 g de manteiga com sal (ou, se preferir, use manteiga sem sal e acrescente uma pitada de sal à receita)
1/2 xícara de açúcar
1 ovo grande
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 de xícara de cacau em pó
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Chocolate meio amargo em flocos para decorar (opcional - eu sempre uso)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 150ºC (como o meu forno é meio fraco, liguei a 160ºC). Acomode uma forma descartável de alumínio, com capacidade para 500 ml, sobre uma assadeira pequena. Reserve.*

Em uma tigela refratária média, coloque a manteiga e aqueça no micro-ondas até que ela comece a derreter (25 segundos devem ser suficientes). Retire do forno e acrescente o açúcar, misturando até que a manteiga fique totalmente derretida (a mistura ficará com cara de areia molhada). Adicione então o extrato de baunilha, seguido do ovo**, mexendo até ficar bem homogêneo. Por fim, peneire sobre a tigela a farinha e o cacau e mexa até que fique bem incorporado.

Verta a massa na forma preparada. Se quiser, salpique chocolate em flocos. Leve ao forno por uns 20 minutos ou até que os brownies passem no teste do palito (= migalhinhas úmidas grudadas no palito, lembra?).

Coloque a forma sobre uma grade e deixe que esfrie completamente. Sirva os brownies puros, com leite ou com uma bola de sorvete.

Observação final:

* Para esta receita, eu recomendo fortemente que você utilize uma forma metálica com capacidade para 500 ml, descartável ou não (descartável é interessante porque você não tem nem o trabalho de untar). Assim, você consegue pedaços de tamanho perfeito, nem altos, nem baixos.

Mas, se você não tem uma forma assim à mão, use uma de bolo inglês pequena. Forre-a com papel alumínio, deixando 'alças' de 5 cm para fora. Unte o papel, mas não as alças.

** Eu já comentei aqui antes, mas não custa repetir: certifique-se de que o conteúdo da tigela está morninho antes de acrescentar o ovo. O choque térmico pode fazer com que ele cozinhe e a sua receita ficará arruinada.

4 comentários:

Andrea Bitencourt disse...

Olá Letrícia!!
Realmente chocolate é uma verdadeira perdição!!
Adorei esse brownie, a receita é bem prática!
Beijos mil e ótimo dia pra ti!! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Clara Brito disse...

Hummm esse brownie ficou com um aspecto maravilhoso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Decorações pra Corações disse...

Show!!!
Acho que meu marido vai adorar esse brownie.
Obrigada
Beijos
Thaís

Juliana Ribeiro disse...

Acabei de fazer a receita!
Ficou delicioso!!!
Foi a primeira vez que fiz um brownies. Achei fácil e rápido.
Usei açúcar mascavo e coloquei um pouco menos de manteiga (35 gramas) e deu super certo.
Ainda bem que a receita é pequena!
Abs,

Juliana

Printfriendly