Granola de piña colada

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Quando começou o mês e eu continuava em dieta severa, fiquei triste: "ah, não, um mês sem receita nova de granola?". Felizmente, a nutricionista achou que eu fiz um bom trabalho e me liberou para voltar a comer carboidratos. Aêêê!

Em comemoração, preparei essa granola linda, que combina coco, abacaxi e um cheirinho de rum. Um jeito delícia de trazer um gostinho de piña colada para o café da manhã sem ninguém chamar você de pinguço ;-)

Ah, quer mais boa notícia? Não leva açúcar, mas mel - um jeito mais saudável de adoçar a vida. A quantidade de óleo também é pequena. Fica doce na medida, crocante e cheia de gruminhos deliciosos, obtidos com o auxílio luxuoso de uma clara de ovo.

Granola de piña coladaReceita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

2 xícaras de aveia em flocos grossos
1 xícara de de coco em fitas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de óleo de coco
5 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de rum (pode ser essência de rum, eu é que só tinha a birita)
1 clara de ovo em temperatura ambiente
1/2 xícara de abacaxi desidratado grosseiramente picado

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 150ºC. Forre uma assadeira para cookies com tapete de silicone ou papel manteiga.

Em uma tigela grande, combine a aveia, o coco e o sal. Adicione o óleo de coco, o mel e o rum, misturando até cobrir os ingredientes secos.

Em uma tigelinha, bata a clara de ovo até que ela espume, por volta de um minuto. Adicione à mistura de aveia e misture até envolver todos os ingredientes.

Espalhe a granola na assadeira preparada, espalhando com uma espátula para formar uma camada uniforme.

Leve ao forno por 20 minutos. Retire a assadeira do forno, revolva a granola cuidadosamente com uma espátula e volte a distribui-la uniformemente sobre o tapete de silicone, pressionando ligeiramente. Gire a assadeira e devolva ao forno por mais 15 minutos.

Quando a granola estiver dourada e seca ao toque, desligue o forno e deixe a granola lá dentro por mais 10 minutos, para que ela seque totalmente.

Retire a assadeira do forno e deixe-a sobre uma grade para que a granola esfrie completamente (ela ficará crocante à medida que esfria).

Quando a granola estiver completamente fria, quebre-a em pedaços e só então adicione o abacaxi desidratado, misturando bem. Acondicione em um pote hermeticamente fechado. Dura de uma a duas semanas, em temperatura ambiente.

Rendimento: cerca de 4 xícaras de granola.

Granola de piña colada

Observação final:

* Update (set/2015): Às vezes a gente se deixa levar pelo entusiasmo de gente bem intencionada - profissionais da área de nutrição, inclusive - e se joga em um determinado ingrediente, confiando em seus benefícios à saúde. Foi o caso do óleo de coco. Hoje, sabe-se que ele não é tão amigão da saúde assim (veja o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Assim, fique à vontade para substituir o óleo de coco utilizado nesta receita por outro de sua preferência.

Nenhum comentário:

Printfriendly