Granola tropical de manga, coco e castanha de caju

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Olá! Talvez você tenha notado que o blog deu uma desacelerada. Estamos entrando em férias por aqui e, durante o mês de setembro, é provável que as coisas fiquem um pouco mais paradas. Mas aguarde e confie, que logo estaremos de volta às atividades normais.

Mês de férias é mês sem granola? De jeito nenhum! Esta é a receita que eu gostaria de ter preparado em agosto, mas não pude porque não havia achado manga desidratada no mercadinho onde costumo comprar frutas secas.

A receita lembra bastante a anterior e é igualmente gostosa. Sabe o que eu gostado de fazer? Em alguns dias, como a granola saída do pote, bem crocante e cheia de gruminhos. Em outros, misturo-a ao iogurte com antecedência e deixo na geladeira até a hora de comer. A aveia fica inchadinha, as frutas se reidratam... hummmm, bão.

Granola tropical de coco, castanha de caju e manga
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

2 xícaras de aveia em flocos grossos
1 xícara de coco em fitas
30 g de castanhas de caju torradas e salgadas, grosseiramente picadas
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
6 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 clara de ovo em temperatura ambiente
1/2 de xícara de manga desidratada grosseiramente picada

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 150ºC. Forre uma assadeira para cookies com tapete de silicone ou papel manteiga.

Em uma tigela grande, combine a aveia, o coco, as castanhas e o sal. Adicione o óleo, o mel e e extrato de baunilha, misturando até cobrir os ingredientes secos.

Em uma tigelinha, bata a clara de ovo até que ela espume, por volta de um minuto. Adicione à mistura de aveia e misture até envolver todos os ingredientes.

Espalhe a granola na assadeira preparada, espalhando com uma espátula para formar uma camada uniforme.

Leve ao forno por 20 minutos. Retire a assadeira do forno, revolva a granola cuidadosamente com uma espátula e volte a distribui-la uniformemente sobre o tapete de silicone, pressionando ligeiramente. Gire a assadeira e devolva ao forno por mais 15 minutos.

Quando a granola estiver dourada e seca ao toque, desligue o forno e deixe a granola lá dentro por mais 10 minutos, para que ela seque totalmente.

Retire a assadeira do forno e deixe-a sobre uma grade para que a granola esfrie completamente (ela ficará crocante à medida que esfria).

Quando a granola estiver completamente fria, quebre-a em pedaços e só então adicione a manga desidratada, misturando bem. Acondicione em um pote hermeticamente fechado. Dura de uma a duas semanas, em temperatura ambiente.

Granola tropical de coco, castanha de caju e manga.

3 comentários:

Clara Brito disse...

Gosto tanto de granola.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/festa-regresso-as-aulas-e-um-mix-de.html

Danyela Guedes disse...

Que delícia!! Onde será que acho essa manga desidratada? Bjs!!
www.exitandosemh.com

Letrícia disse...

Oi, Danyela! Desculpe a demora em responder, ainda estou voltando aos eixos após as férias. Os mercadinhos de produtos naturais, como o Mundo Verde, por exemplo, costumam ter manga desidratada. Se você for de São Paulo, é mais fácil ainda: tem na Casa Santa Luzia, na Zona Cerealista, possivelmente no Mercado Municipal... ah, também é possível encontrar em lojas virtuais.

Abraços!

Printfriendly