Bolinho de cacau, coco e farinha de aveia (receita pequena)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Meus filhos felizmente não têm nenhuma intolerância alimentar - pelo menos, não descobrimos nada até agora. No entanto, na sala deles, há vários colegas que não podem com lactose, glúten, soja... modos que, quando preparo bolinhos para as minhas quianças, tento lançar mão de algumas receitas sem glúten e sem lactose para o dia em que eles começarem a receber os amiguinhos em casa.

Tomei como base uma receita que eles já conhecem e gostam - esses bolinhos de chocolate - e fui virando e mexendo até chegar nesse resultado: bolinhos de cacau e coco com farinha de aveia que caíram no gosto dos pequenos e, até mesmo, do hômi, que é... ahn... bastante seletivo à mesa.

Bolinhos de cacau, coco e farinha de aveia
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo de coco (use o óleo vegetal de sua preferência)
1/4 de xícara de leite de coco
Gotinhas de extrato de baunilha
1 ovo
3 colheres (sopa) de farinha de aveia sem glúten
3 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado
1/3 de xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara medidora
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de xícara de chocolate ao leite picadinho*

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC e prepare a(s) forma(s) que pretende usar para essa receita (eu usei 6 forminhas de silicone com capacidade para 1/3 de xícara).

Em uma tigela média, combine o óleo de coco, o leite de coco, o extrato de baunilha e o ovo, misturando bem com um fouet. Adicione o açúcar mascavo e mexa até que ele fique bem dissolvido.

Peneire sobre a tigela o sal, o cacau e a farinha. Misture vigorosamente até a massa ficar homogênea. Por fim, some o fermento, mexendo somente até incorporar. Se for usar gotinhas de chocolate, é nesse ponto que você as acrescenta também.

Deite a massa na(s) forma(s) preparada(s) e leve ao forno. Se eu fosse você, já ficaria de nariz atento por volta de 15 minutos depois (no meu  forno, 18 minutos foram suficientes). Faça o teste do palito pra confirmar se eles estão prontos. Deixe que esfriem sobre uma grade antes de comer.

Observações finais:

* Este post é fruto da parceria do blog No Calor do Fogão com a Natue e reflete a minha opinião sincera sobre a loja e seus produtos.

* Usei chocolate ao leite picadinho porque meus filhos podem comer. Se for oferecer esses bolinhos a crianças alérgicas ou intolerantes a leite/lactose, minha dica é usar chocolate kosher, que é bem parecido com o chocolate comum, só que sem nadinha de leite (conheço essa marca nacional aqui). Se for para adultos, há várias opções de chocolate amargo sem lactose. Você também pode usar nibs de cacau.

* Lembre-se: se o bolo for para alguém que tem doença celíaca ou intolerância severa, certifique-se de o fermento que você está usando é sem glúten. Os ingredientes do fermento são naturalmente isentos, mas podem apresentar vestígios, caso tenham sido processados em equipamentos que também beneficiam trigo.

Nenhum comentário:

Printfriendly