Bolo de maçã, aveia e especiarias

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Sabe como é que se combate um ano que não está bolinho? Com mais bolinho. Na verdade, um bolo bom de verdade, cheio de ingredientes reconfortantes, como especiarias, maçãs e aveia. Com direito a farofinha crocante por cima.

Já aviso que essa receita é daquelas que sujam um monte de tigelinhas, já que há vários ingredientes que exigem algum preparo prévio (calma, nada tão mais demorado do que descascar e picar 2 maçãs). Vai um potinho para a farofinha, um para as maçãs, um para a aveia, um para os ingredientes secos, um para a mistura de ovos, óleo e açúcar...

Mas, uma vez que você tem tudo separadinho em seus potinhos, você prepara a receita mais rápido do que a Ana Maria Braga. E o melhor, sem nenhum equipamento especial.

Ah, um aviso importante sobre a massa: ela é fluida, bem fluida. Antes de colocar as maçãs, você tem certeza de que a farofinha não vai se aguentar em cima. Mas, com a adição das frutas, a mágica acontece. Vá com fé.

Aí você me pergunta - mas e o resultado final, vale tanta louça suja? Olha, quando você estiver sentindo o cheirinho desse bolo assando, ou provar um pedaço incrivelmente úmido e fofo, cheio de maçãs deliciosas, especiarias e o croc-croc da aveia, tenho certeza de que o seu ano vai ficar um pouquinho mais bolinho. O meu ficou - pelo menos, enquanto durou a fatia.

Bolo de aveia, maçã e especiarias
Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

Para a farofinha (streusel):

1/3 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de aveia em flocos grossos
1/4 de xícara de açúcar mascavo bem apertadinho na xícara medidora
1/2 colher (chá) de especiarias para pão de mel*
1/4 de xícara de manteiga sem sal gelada
1 1/2 colheres (chá) de melado de cana

Para o bolo:
2 maçãs médias descascadas e picadas em cubinhos de 0,5 cm a 1 cm (o equivalente a 2 xícaras), misturadas com 1 colher (chá) de suco de limão espremido na hora
1 1/4 de xícara de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de especiarias para pão de mel*
1 xícara de aveia em flocos grossos
3/4 de xícara de suco de maçã (usei o suco industrializado da Yakult)
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar
2 ovos em temperatura ambiente
1 3/4 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de leite em temperatura ambiente

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma quadrada de 22 cm e forre-a com papel manteiga, deixando sobrar uma borda dos lados (usei uma forma retangular de 20 X 30 cm - só não transbordou porque eu levantei as sobras de papel manteiga e elas contiveram a massa).

Para preparar a farofinha, misture a farinha, a aveia, o açúcar mascavo e as especiarias em uma tigela média. Corte a manteiga em pedacinhos e adicione à mistura. Misture até que a manteiga fique coberta pelos ingredientes secos e adicione o melado. Usando os dedos ou um garfo, aperte os pedaços de manteiga até que eles se partam em pedaços ainda menores e você obtenha uma farofa úmida, com pedaços grandes e pequenos intercalados. Cubra com um filme plástico e reserve na geladeira até a hora de usar.

Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o bicarbonato e as especiarias. Reserve também.

Em outra tigela, misture a aveia e o suco de maçã e deixe quietinho por 5 minutos (não mais do que isso para que a aveia não fique muito molenga).

Pronto, agora é hora de juntar tudo. Numa tigela grande, adicione ovos, açúcar e óleo e mexa bem com um fouet até ficar bem misturado. Adicione o extrato de baunilha e a mistura de aveia e mexa mais (agora com uma espátula de silicone). Adicione os ingredientes secos em 3 vezes, alternando com o leite, em 2 vezes, mexendo a cada adição até que não haja mais farinha visível. envolva as maçãs picadas.

Verta a massa na assadeira preparada e espalhe-a com uma espátula para formar uma camada uniforme. Distribua a farofinha uniformemente sobre a massa.

Asse até que o bolo passe no teste do palito (para mim, demorou milênios porque eu tinha acomodado a assadeira dentro de outra maior, com medo de a massa transbordar e sujar o fogão). Retire o bolo do forno e deixe que ele resfrie completamente sobre uma grade.

Passe uma faquinha fina ao redor do bolo. Erga-o gentilmente da assadeira usando as alças de papel manteiga. Vire o bolo em um prato grande e remova o papel, virando-o em seguida no prato de servir.

Bolo de aveia, maçã e especiarias - servido

Observações finais:

* As especiarias para pão de mel são uma mistura de canela, cravo, erva-doce e noz-moscada. Eu compro o mix prontinho da Bombay.

* Os amigos do trabalho, meus cobaias preferidos, já alçaram esse bolo ao top 3 de todos os que eu já trouxe para eles. É um bolo que arranca elogios, suspiros e qualquer vestígio de autocontrole.

Um comentário:

Clara Brito disse...

Hummm que belo bolinho.

Beijinhos, Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/lemon-berry-drink-e-um-doce-curiosos.html

Printfriendly