Overnight oats para voltar à rotina

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Olás! Estou de volta depois de necessárias férias. Ainda não consegui voltar de verdade à cozinha - as quianças estão demandando bastante atenção, já que estão se readaptando à rotina de passar boa parte do dia na escola e, ao chegar em casa, ter pais cansados e ocupados com tarefas da casa. Coitadinhos. É a vida. Mas é duro. Mas é a vida. Enfim.

E, pra provar que 2015 não está fácil pra ninguém - pra mim, em especial - , ganhei um souvenir 'lindo' de férias: um dente quebrado logo acima da gengiva. Visualizou? Sim, eu quase fiquei com um buracão bem na linha de frente do sorriso. Modos que, agora, estou com uma correção provisória no dentinho fujão e um aparelho ortodôntico (só assim vai ser possível uma restauração definitiva num futuro não muito próximo). Os alimentos mais durinhos, crocantes, que exijam muita mastigação ou que precisem ser cortados com os dentes da frente foram temporariamente suprimidos da minha vida.

Com isso, fiquei sem uma das minhas opções preferidas de café da manhã: granola. Mas, sabem do que mais? Descobri um jeito lindo de continuar comendo aveia e frutas secas pela manhã. Na gringa, chamam de 'overnight oats'. Nada mais é do que um mingau frio de aveia que se prepara à noite para ser comido no dia seguinte. Nem é preciso ligar fogão ou sujar panela: é só juntar os ingredientes, misturar e deixar quietinho na geladeira.

De manhã, a aveia estará perfeitamente hidratada e macia. O mingau estará com consistência bem cremosa. Aí, basta dar uma mexidinha e comer feliz.

OvernightOats_AntesReceita adaptada daquiAntes de misturar, fica assim.

Ingredientes* para 1 porção:

1/3 de xícara de líquido de sua preferência (usei leite de soja na versão da foto)
1/3 de xícara de aveia em flocos grossos ou médios (usei flocos médios)
1 banana pequena bem madura, amassada (usei prata)
2 colheres (sopa) de passas claras (use a sua fruta seca preferida)
Opcional - 1 colher (chá) de calda de bordo ou mel ou gotinhas de adoçante (usei 4 gotas de sucralose)

Modo de preparo:

Para preparar este lanche, você vai precisar de um pote de geleia com capacidade para 300 ml ou qualquer outro pote com tampa que fique hermeticamente fechado.

O preparo é muito besta: junte a aveia, o leite, a banana amassada, as passas e a calda de bordo no pote. Mexa bem com uma colher até que tudo fique bem misturado. Se quiser, deite mais um pouquinho de calda de bordo por cima. Tampe e leve à geladeira até o dia seguinte.

Para servir, abra a tampa do pote e misture com uma colher. Você pode comer assinzinho, direto do pote, ou verter tudo em uma tigela, acrescentar um pouco de frutas frescas, castanha e, se tiver vontade, mais calda de bordo.

OvernightOats_Depois
Depois de misturar e de passar a noite na geladeira, fica assim.

Observações finais:

Uma das graças desse lanche é a possibilidade de levá-lo para comer no trabalho ou na faculdade naqueles dias em que você está com pressa, mas não quer descuidar da alimentação. Por conta disso, sugeri utilizar um pote com tampa. Mas se você não pretende levá-lo pra canto algum além da sua casa, prepare-o na sua tigelinha de comer cereal e cubra com filme plástico.

"Pode não adoçar?" Pode. "Pode adoçar?" Pode. "Pode usar leite?" Pode. "Pode usar iogurte?" Pode. "Leite vegetal?" Claro! "Detesto passas." Use a fruta seca que preferir. "Castanha pode?" Se você não estiver com a dentição prejudicada como eu, siiiim! "E se eu quiser colocar frutas frescas?" Coloque, mas se quiser que caiba no potinho, restrinja a quantidade a 1/4 de xícara, no máximo (você sempre pode colocar mais ao servir).  "Especiarias?" Uma pitadinha cai bem. "E as minhas sementes de chia e linhaça?" Vá em frente.

As únicas diretrizes que precisam ser seguidas: você precisa usar quantidades iguais de líquido e aveia. E precisa usar a banana para que a consistência fique mais cremosa (e para que fique naturalmente doce, exigindo que você adoce pouco ou nada).

Um comentário:

Clara Brito disse...

Adoro papas de aveia e assim são bem mais fáceis de fazer.
Abriu me o apetite!

Beijinhos,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/aproveitamento-arroz-de-pato-gratinado.html

Printfriendly